O concelho de Vila Nova de Foz Côa tem mais de 100 mil amendoeiras.

Amendoeira em flor
Foz Côa ©José Romero Cuca créditos: José Romero Cuca

Agora uma paisagem de encantar em particular nos vales do Douro e do Côa.

Foz Côa
Amendoeira em flor ©Joana Filipa Teixeira Oliveira créditos: Joana Filipa Teixeira Oliveira

Habitualmente, termina em meados de Março e toda a região fica com um manto branco e rosa. Cores que exercem um forte domínio porque não há a "concorrência" da vinha nem do olival.
Há vários locais de onde se pode contemplar a paisagem das amendoeiras em flor.
Para ajudar os visitantes foi criado um roteiro que passa por vários miradouros. Alguns deles com vista para o Douro ou para o Rio Côa.

Foz Côa
Museu do Côa ©Elisio Artur Pinto Borges e Pereira Rodrigues

João Paulo Lucas, vereador do Turismo de Vila Nova de Foz Côa, destaca também a paisagem junto ao Museu do Côa e recomenda que se suba até ao cimo do próprio museu.

Esta época junta muitos visitantes no Ribacôa. Recolhem grande apreço as festas que assinalam o colorido das amendoeiras.

Amendoeira em flor
Desfile etnográfico. ©Pedro Daniel créditos: Pedro Daniel

Foz Côa intitula-se a Capital das Amendoeiras e a festa termina no dia 11 de Março com um desfile com mais de meia centena de carros com motivos etnográficos da região e promovidos por várias associações locais. Envolvem mais de 1500 participantes.

Foz Côa
Gravuras Rupestres do Côa ©António Manuel Garrido Jerónimo

A festa é das “Amendoeiras em flor e dos patrimónios mundiais” porque o concelho está integrado em duas áreas classificadas pela UNESCO como Património Mundial: as gravuras rupestres do Côa e o Alto-Douro Vinhateiro.

Foz Côa
©Dinis Angelo

Há atividades organizadas como passeios pedestres e a “Grande Rota do Côa” que vai da nascente (Sabugal) até Foz do Côa e na parte final está integrada com outras iniciativas de caráter lúdico.

A CP tem um programa especial dedicado ás Amendoeiras em Flor com uma viagem de comboio, todos os sábados, até 24 de Março. É ida e volta de comboio entre Porto Campanhã e a estação do Pocinho.

Foz Côa
Foz Côa ©CO

Há depois um percurso rodoviário que se pode escolher de uma oferta de 3 rotas. Duas delas passam pelo concelho de Foz Côa.

A foto em destaque é da autoria de Ágata Barandas Noa.

A Vila Branca e Rosa de Foz Côa faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui. A emissão deste episódio, A Vila Branca e Rosa de Foz Côa, pode ouvir aqui.
O Vou Ali e Já Venho tem o apoio: