Na estrada de acesso à sede de concelho há vestígios do enorme incêndio de outubro do ano passado mas foi poupada a zona envolvente da área urbana da vila. Ao menos esta zona foi resguardada e é um encanto.

A começar pela antiga ponte ferroviária. É enorme, faz a passagem por um vale profundo. De dia é monumental e à noite ganha mais beleza com a iluminação suave. Um dos lugares onde a ponte mais encanta é vista do fundo do vale. Da fonte da Nogueira, mandada construir no século XVI e ainda tem o brasão do príncipe D. Luís.

Vouzela
Rio Zela e a ponte romana créditos: Who Trips

Fica num lugar muito calmo e bucólico. Ao lado passa o rio Zela e está a ponte romana. Estamos longe do movimento que se vive no interior da vila. É uma das zonas mais interessantes do centro histórico de Vouzela.

Vouzela
Capela de São Frei Gil créditos: Who Trips

Outros pontos de interesse são o Pelourinho, o Museu Municipal, várias igrejas e capelas (destaca-se a Capela de São Frei Gil do séc. XVI).

Vouzela
Roteiro Pastel de Vouzela créditos: Who Trips

Há um roteiro intitulado Pastel de Vouzela que também faz parte do património da vila, nas palavras de Carla Pereira que trabalha num café junto ao jardim.

Vouzela
Pastel de Vouzela créditos: Who Trips

Em Vouzela há apenas duas a três famílias que produzem este doce e o processo é artesanal.

Um outro roteiro do Concelho de Vouzela que merece ser visitado é o das torres medievais.

Vouzela
Sopa seca ©Câmara Municipal de Vouzela ©Câmara Municipal de Vouzela

São construções do séc. XII e XIII. Eram cas as residenciais, habitualmente tinham dois a três pisos, e tinham a forma das torres de menagem dos castelos. Era uma forma de ostentação da nobreza rural. No concelho de Vouzela há três torres. A de Vilharigues que fica próximo da sede de concelho, foi requalificada e é um espaço museológico.

Vouzela
Sopa seca ©Câmara Municipal de Vouzela ©Câmara Municipal de Vouzela

Há também a de Cambra e a de Alcofra que está na Serra do Caramulo.

Vouzela
Sopa seca ©Câmara Municipal de Vouzela ©Câmara Municipal de Vouzela

Em Alcofra pode provar a famosa sopa seca, feita à base de pão e água do cozido de carnes. No concelho outro prato muito conhecido é a Vitela de Lafões.

Com mais tempo pode praticar parapente  (mais informação aqui)  e no verão uma das alternativas é a Praia Fluvial do Porto da Várzea. Se quiser dar uma caminhada fora das zonas urbanas, devido aos incêndios, o único roteiro que está a funcionar é o PR 5 Caminho de S. Miguel do Mato.

Vouzela
Centro histórico de Vouzela créditos: Who Trips

Roteiro em Vouzela para Renascer o Coração do Centro faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui. A emissão deste episódio, Roteiro em Vouzela para Renascer o Coração do Centro, pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.