A Folgonatur já plantou milhares de árvores. O objetivo é renascer a encosta ocidental da Serra da Estrela que, além do património natural, tem muitos outros locais de interesse.

Gouveia
Entrada de Folgosinho créditos: Who Trips

A começar por Folgosinho que tem o castelo e, no alto da aldeia, uma estátua de Viriato que dizem ter nascido aqui. É igualmente interessante a zona mais antiga com versos em azulejos e casas de pedra, tipicamente da Beira.

Gouveia
Igreja de Folgosinho créditos: Who Trips

É aqui que pode almoçar num dos restaurantes mais conhecidos da região. É uma instituição. Pode juntar o útil ao agradável porque por cada refeição o Albertino oferece uma árvore para plantar.

Melo é outro lugar de visita obrigatória. A igreja da Misericórdia, o largo do pelourinho e a casa da antiga Câmara remetem para o passado de sede de concelho. Um passeio a pé tem no mesmo percurso dois motivos de interesse.

O primeiro é o Museu Etnológico de Melo. Fica no rés-do-chão da casa de Luís Filipe que criou o Museu da Arte do Carpinteiro com ferramentas manuais usadas há mais de 60 anos.

Gouveia
Luis Filipe no Museu Etnológico de Melo créditos: Who Trips

Luís Filipe é um profundo conhecedor da história da aldeia de Melo e muitas vezes é ele que acompanha os visitantes a descobrir a terra natal de Vergílio Ferreira.

Melo de Vergílio Ferreira
Estátua de Vergilio Ferreira em Melo créditos: Who Trips

A estátua do escritor fica mesmo em frente da sua casa, como também a Vila Josephine, a casa das tias onde Vergílio viveu alguns anos.
A Câmara de Gouveia organizou o Roteiro Vergílio Ferreira que passa também pela sede de concelho.

A Biblioteca Municipal tem o nome do escritor e em frente está um busto do autor de Manhã Submersa.

Gouveia
Museu Abel Manta créditos: Who Trips

Gouveia tem ainda o Museu Abel Manta que tem o espólio do pintor que nasceu em Gouveia em 1888.

Gouveia
Igreja Matriz créditos: Who Trips

Fica num solar, muito próximo da Câmara Municipal. O edifício dos Paços do Concelho é muito bonito e concorre em monumentalidade com a Igreja Matriz que é do séc. XVII.

Gouveia
Mapa do concelho de Gouveia créditos: Who Trips

Se ainda tiver tempo não deixe de apreciar vários miradouros em Gouveia, o Museu da Miniatura Automóvel e já na estrada principal, na EN17, o Dólmen da Pedra da Orca, em Rio Torto.

Roteiro Renascer Gouveia faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui. A emissão deste episódio, Roteiro Renascer Gouveia, pode ouvir aqui.

O Vou Ali e Já Venho tem o apoio:

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.