Relatos e memórias pessoais de viagens. Para contribuir basta enviar o seu nome e uma foto sua, um texto acima dos 1000 caracteres e fotos acima de 1024px para sapo.viagens@sapo.pt.
A beleza da natureza está onde a quisermos encontrar. A Cláudia foi descobri-la num recanto do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, onde as magnólias em flor nos lembram que o inverno não é só cinzento.
Apesar de ser a segunda maior cidade da Eslovénia, Maribor tem menos de 100 mil habitantes e poucas atrações culturais. A Matilde diz-nos como tirou o máximo da sua breve visita.
Um passageiro alcoolizado, um pedido de casamento e um anúncio inesperado do piloto. Aconteceu tudo na primeira viagem da Ana com a Ryanair, num voo a partir de São Miguel que nos relata neste bilhete-postal.
A Diana garante que leu os blogs e os testemunhos, mas a realidade mostrou-se mais desafiante. Na hora de fazer o balanço, a agitação e o desalinho que encontrou pesaram mais na sua opinião sobre a "cidade vermelha".
Os carros clássicos dos anos 50 ajudam a colorir Havana, mas os motores são novos e mais poupados no consumo de gasóleo. Um pormenor que exemplifica as contradições das ruas da capital cubana, onde a descontração convive com filas para os bens essenciais, como nos conta a Inês.
José Pedro Castanheira concretizou este ano um projeto antigo, adiado pela pandemia, de circumnavegar os Açores num pequeno veleiro. O diário dessa viagem de 15 dias é agora editado em livro pela Tinta-da-China. No excerto abaixo, o jornalista conta como até os marinheiros mais experientes podem ser
"E lá estava eu, sozinho, em cima da bicicleta, de mochila às costas, a contemplar o silêncio e os verdes que ladeavam a estrada, com um misto de sentimentos que não é inédito… querer chegar ao fim e, ao mesmo tempo, não querer que acabasse."
Um dia para visitar a Disneyland Paris obriga sempre a fazer escolhas e a Sónia partilha as que fez numa recente visita ao parque de diversões em outubro.
Só as ligações aéreas podem levar um dia inteiro, com direito a pilotos descalços e uma mala perdida (na ida e volta), mas a estadia compensa qualquer pequena inconveniência na viagem, garante a Carolina.
A Sónia levou a sua família a viajar pela Itália durante 2 semanas e conta como passaram os últimos dias das suas férias na região da Toscana, sem pressas nem planos infalíveis.
A importância na Igreja Católica e a situação de Braga determinam a existência de vias de comunicação, caminhos e outras ligações a Santiago, ou mesmo peregrinações próprias.
Emigrada na Bélgica, a Helena fez a sua primeira viagem de automóvel até Portugal este verão. Nada a preparou para as filas de trânsito que encontrou ou para o sentimento que experimentou ao cruzar a fronteira.
Até 11 de setembro, os leitores do país dividem-se entre Lisboa e o Porto para passearem entre árvores e livros. A Olga visitou as duas feiras do livro e partilha o que viu e levou consigo para casa.
"Sentimos que estamos num pequeno refugio rodeado de mar e observado pela ilha de São Miguel. Vale muito a pena conhecer", recomenda a Carla neste bilhete-postal a partir dos Açores, onde vive.
No seu recém-publicado livro "A Magia das Viagens", Márcia Monteiro reflete sobre a transformação pessoal que sentiu ao viajar sozinha. Publicamos um excerto em que conta a sua perplexidade com o caos organizado do trânsito na capital indiana.
Manusha quer descobrir o mundo mas até agora ainda não conseguiu partir para a aventura. O que será que a impede e por que razão Portugal encontra-se na sua lista de desejos? É o que fomos descobrir.
Confesso que viajar em tempos de pandemia exige de nós mais burocracia (testes PCR, seguro de viagem, máscaras, quarentenas), mas arrisco-me a dizer que é o momento onde conseguimos usufruir mais de um país, seja ele qual for, na sua pura essência.
Viajar será sempre uma forma única de conhecer o mundo, mas como serão feitas as viagens num planeta cada vez mais sobrecarregado, fustigado e transfigurado pela ação humana? No dia em que o SAPO completa 25 anos, recebemos um bilhete-postal do futuro.