Fogo-de-artifício na Disneyland Paris
O espetáculo de fogo-de-artifício da Disneyland Paris tem hora marcada às 21h30. créditos: Sónia Fernandes

Bilhete-postal por Sónia Fernandes

Quando vivia em França tinha o passaporte anual da Disneyland. Há um ano, por altura da nossa viagem à França, tivemos a sorte de poder visitar a Disney assim que reabriu no desconfinamento — e foi mágico! Ainda assim, uma das minhas épocas favoritas para visitar o parque temático coincide com o Halloween. Como aproveitámos o feriado de 5 de outubro para visitar os meus sogros na França, decidimos mostrar aos miúdos o ambiente de Halloween na Disney e voltámos ao parque principal.

Para quem não conhece ainda o parque principal da Disneyland Paris, este está dividido em cinco áreas. Vamos conhecê-las?

Main Street, U.S.A.

É a entrada do parque até ao castelo e onde acontecem os espetáculos principais, dos desfiles aos encontros com personagens. É também aqui onde há mais decorações por altura da época de Halloween e do Natal. Tem muitos cafés e lojas de lembranças.

Foi lá que se juntou a multidão que estava no parque para ver os três espetáculos programados para essa noite:

• “Um anoitecer com Vilões Disney”, que projeta luzes com vilões da Disney no castelo;
  • “Disney D-Light”, que foi o espetáculo que criaram para festejar os 30 anos do parque. Este espetáculo destaca-se por inovar pela utilização de drones equipados com luzes, que formam o número 30 no céu, para logo a seguir se transformar  na imagem do Mickey;
  • “Disney Illuminations” faz um resumo das principais personagens da Disney e músicas mais emblemáticas, tais como as do Rei Leão e da Frozen; é o espetáculo mais bonito a meu ver e aquele que mais me fez arrepiar, com fogo de artifício e projeções no castelo.

Nesta altura do ano, os espetáculos noturnos começam às 21h00 e valem mesmo a pena.

Discoveryland

Disneyland Paris
É pela Main Street, USA, que entramos no Disneyland Paris. créditos: Sónia Fernandes

É a parte do parque com a temática do espaço, como o Star Wars Hyperspace Mountain (é preciso medir 1,20m), Star Tours (outra diversão com o ambiente dos filmes Star Wars), mas também uma das minhas atrações favoritas e dos miúdos: o Buzz Lightyear Laser Blast!

Nesta parte do parque pode tirar-se uma fotografia com o Darth Vader, mas costuma haver pelo menos 20 minutos de espera. Queríamos tirar, porque o meu filho adora os filmes de Star Wars, mas não tivemos tempo, pelo que preferimos avançar para outras atrações.

Fantasyland

Esta é a zona do parque mais adaptada a crianças pequenas. Aliás, não há nenhuma montanha-russa nesta parte do parque. Aqui encontram atrações na temática dos clássicos da Disney, como “Alice no país das maravilhas”, “Peter Pan, “Branca de Neve” etc.

As atrações que preferimos nesta parte do parque são as “Taças da Alice” que costuma fazer-se rapidamente, “It’s a small wordl” e “Peter Pan’s flight”, mas cuidado com este último! As filas são enormes! Desta vez não conseguimos fazer porque o tempo estimado de espera era de uma hora!

Alice no País das Maravilhas, Disneyland Paris
As Taças de Alice, uma das atrações mais acarinhadas do Parque. créditos: Sónia Fernandes

A nível do Castelo, existe “La Tanière du Dragon”, que é o dragão do filme da Bela adormecida, que está situado por baixo do castelo, mas cuidado porque há horários! Não está aberto o tempo todo do horário do parque.

Adventureland

Chegamos à minha zona favorita do parque, com o ambiente de piratas! As decorações são maravilhosas e transportam-nos mesmo para outro sítio. Para além do ambiente dos piratas, também há uma zona que evoca os safaris e a temática do Aladim. Costumamos sempre tomar café nessa parte do parque, no “Café de la Brousse” por ser um cantinho mais calmo e giro, na margem de um pequeno rio.

Disneyland Paris
"Adventureland, é a minha zona favorita do parque, com o ambiente de piratas", conta a Sónia. créditos: Sónia Fernandes

O que prefiro fazer na Adventureland é a atração dos “Piratas das Caraíbas”, onde costuma estar o Jack Sparrow, que adora pregar partidas. Não fiquem admirados se sentirem alguém abrir-vos a mochila ou roubar-vos o vosso telemóvel, pode bem ser ele!

Nessa zona do parque também podem fazer a montanha-russa do “Indiana Jones” (1,40m de altura necessários). Parece impressionante, mas custa-me menos fazer essa do que a do Hyperspace Mountain. O resto das diversões são mais zonas de passeio como a “Cabana dos Robinson” ou a “Ilha da Aventura”.

Frontierland

A temática de Frontierland é o Oeste com o mítico “Big Thunder Mountain”, adoro esse comboio! Infelizmente, quando fomos lá, estava fechado para obras (entretanto, já reabriu). Outra atração muito famosa desta parte do parque é a “Casa Fantasma”.

A montanha-rusa Big Thunder Mountain. créditos: Sónia Fernandes

Na época de Halloween, além das decorações relacionadas com esta festividade, é aqui que encontram as referências à temática do “dia de los muertos”, por causa do filme do Coco.

Mais algumas informações úteis

• Façam download da aplicação do parque "Disneyland", é mesmo útil para conhecer os tempos de espera em cada atração, consultar a hora dos desfiles, onde e a que horas podem tirar fotos com certas personagens, etc;
  • A Disneyland Paris fica fora de Paris, em Marne-la-Vallée, onde faz sempre um pouco mais de frio, principalmente de manhã e a partir do fim da tarde, por isso não se esqueçam de levar agasalhos;
  • Para quem vai de carro até à Disney, fiquem atentos que o valor diário para um carro é de 30€. Para quem fica no hotel, é gratuito. O parque tem uma estação de comboios e é facilmente acessível por transportes;
  • Existe a possibilidade de alugar carrinhos de bebé no parque;
  • Junto ao parque, existe o Disney Village, que é uma zona com restaurantes e lojas temáticas da Disney; se não tiverem tempo de comprar alguma coisa no parque, podem comprar à saída, porque até oferece mais escolha. Adoramos jantar lá depois da ida ao parque, porque tem um restaurante da cadeia “Five Guys” e são só os melhores hambúrgueres de sempre!

A Sónia escreve no blog Cenas & Coisas e partilha as suas viagens no instagram.