Bilhete-postal por Matilde
Uma vantagem inegável da Eslovénia é a sua localização geográfica e fronteira com quatro países e com o Mar Adriático. A dimensão do país - aproximadamente 20 mil km² - e a sua boa rede rodoviária permite, num só dia, ir e voltar a diferentes cidades. Aliás, o seu slogan enfatiza precisamente isso - Europe within a day (Europa num dia).
Nos últimos 3 meses tive a oportunidade de, num só dia, descobrir várias locais, não só dentro do país como também em Itália, Croácia e Áustria.
Hoje, fui e vim a Maribor, a segunda maior cidade da Eslovénia, com cerca de 148 km². É pequena e pouco tem para ver. Não é um destino turístico que aconselhe visitar num passeio a este país que tanto tem para oferecer.
Contudo, há uma certa beleza escondida neste tipo de sítios. Como não há a pressa de ver tudo (porque, sendo sincera, pouco há para ver), os detalhes passam a atrações principais - como o rio com cisnes que não aparece em mapa nenhum.
Sem a correria de querer cumprir o roteiro turístico, podemo-nos dar ao luxo de não usar GPS, ou sequer mapa, e apenas seguir pelas ruas que, ao longe, mais bonitas parecem. Também a importância da companhia ganha toda uma nova dimensão. É bom passear em silêncio e absorver a cidade, mas quando duas ou três respirações são suficientes, com quem estamos conta mais, e das três horas que passei na cidade uma foi só a rir e a falar num tom de voz demasiado alto para o que é aceitável num café.
Não estou, de todo, a tentar romantizar esta ida e volta. Já muitas pessoas me tinham dito que não valia a pena ir a Maribor, eu só quis ir confirmar com os meus olhos. Sem dúvida que prefiro cidades com cultura e arte, ou então cercadas por uma paisagem natural incrível. Apesar disso, a verdade é que consigo reconhecer as vantagens deste tipo de dias.
O que fazemos quando não temos nada para fazer? Para o que olhamos quando o Google nos diz que um dos pontos turísticos é o centro comercial?
Podem ler mais da Matilde, e da sua experiência de Erasmus na Eslovénia, no seu blog Designing my Dream Life.
Comentários