Bilhete-postal por Inês Amaral

Cuba é uma ilha que merece toda a atenção. Tive a oportunidade de lá passar 9 dias e acabei por conseguir explorar apenas duas das cidades mais turísticas: Havana, a capital do país e Varadero, ambas na parte norte da ilha. Esta última é um destino paradisíaco, com um extenso areal, conhecida pelas suas inúmeras calles e atividades náuticas.

Havana

Havana é uma capital especial, tem tanto para oferecer, como para receber. Para quem visita Cuba pela primeira vez, não pode perder a oportunidade de se perder por alguns dias nas ruas desta maravilhosa cidade. É um autêntico museu a céu aberto, com edifícios coloniais e os tradicionais carros americanos da década de 50. Tradicionais apenas no exterior, pois muitos têm as suas engrenagens alteradas, uma vez que o consumo dos motores antigos era demasiado elevado e muito mais poluente.

Existem várias zonas que merecem destaque, nomeadamente Havana Vieja, que é o centro histórico da cidade e foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO, em 1982. Aqui encontramos a Plaza de la Catedral (uma das principais praças coloniais), a Plaza Vieja (conhecida pelos seus prédios coloridos, e é ótima para tirar fotos e relaxar), a Plaza de Armas (a mais antiga da cidade, bem perto do mar), a Plaza de San Francisco de Asís (que fica em frente ao porto de Havana) e o Paseo del Prado, que liga a Plaza Central ao Malecón, o longo passeio marítimo de 8kms, com vista para o mar e para a cidade, onde pode ver um lindo pôr do sol.

Terão ainda de visitar a Plaza de la Revolución, no bairro do Vedado, um dos maiores postais de Cuba, conhecida por ser o palco dos famosos discursos políticos dos líderes cubanos, bem como o Capitólio Nacional de Cuba no bairro Centro Habana.

Não devem deixar de conhecer o restaurante La Bodeguita del Medio, uma das melhores opções gastronómicas e ainda o bar favorito de Ernest Hemingway, com o melhor mojito de Cuba segundo o próprio, o El Floridita. Embora os espaços originais tenham aberto as suas portas em Havana, em Varadero também consegue encontrá-los, na Calle 49 e na Calle 51, respetivamente.

Varadero

Varadero com as suas praias de águas de cor azul-turquesa, é uma cidade com 20 quilómetros de areal e resorts para todos os gostos. Pode aproveitar para ir à praia, fazer mergulho ou snorkeling, windsurf, vela ou canoagem, fazer compras nos mercados do centro da cidade, ir de Catamarã a Cayo Blanco, uma ilha deserta ao largo de Varadero ou, ainda, fazer uma das excursões que saem para as cidades de Trinidad, Cienfuegos e Santa Clara. Desde janeiro de 2021, a única moeda cubana que circula no país é o peso cubano (CUP). Para quem não está familiarizado com a economia deste país, durante vários anos existiram 2 moedas diferentes. Uma para os turistas, o peso convertível (CUC) e outra para os cubanos (CUP) receberem os seus salários e as suas pensões, em que 1 CUC correspondia a 24 CUP. Atualmente 1 USD equivale a 24 CUP.

El bloqueo

Desde há muito tempo que existe um bloqueo, por culpa das relações que este país tem com os Estados Unidos, que faz com que as importações e exportações de bens no país sejam limitadas e a economia não cresça como seria expectável. Talvez por isso, não conseguimos, ficar indiferentes à pobreza em que se vive neste país. Os cubanos funcionam, há quase 60 anos, com uma “caderneta” de racionamento, que regula a venda de alimentos a preços subsidiados aos cubanos. Vêem-se filas à porta de lojas como o talho ou a padaria e cada família tem direito, mensalmente, à sua cota de comida subsidiada. No entanto, esta é insuficiente para suprir as necessidades do mês inteiro. A título de exemplo, com esta caderneta, cada família de 4 pessoas tem direito a 1 frango por mês. Em conversa com uma cubana senti a maior tristeza enquanto ouvia as suas palavras, sobre a vida dura, de trabalho. Apesar de tudo recebem-nos de braços abertos e mostram-nos os recantos do seu país e acabam por nos conquistar pela sua simpatia e simplicidade.

Os cubanos não têm tido vida fácil, principalmente em tempos de Covid, uma vez que o turismo diminuiu radicalmente, sendo este um dos principais motores da economia do país. São notórias as faltas de condições e a degradação das casas na capital cubana.

Posso afirmar que, quem já conhece este país, quer muito lá voltar e quem ainda não lhe pôs os pés, anseia por visitar. Numa próxima viagem a Cuba, pretendo visitar Cienfuegos e Trinidad, duas cidades que se localizam no sul deste maravilhoso país e que despertam muita curiosidade.

Podem ficar a conhecer melhor a Inês, que aos 31 anos já visitou 31 países ("pura coincidência", diz ela) e acompanhar as viagens, no seu Instagram.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.