Decidimos acabar as nossas férias visitando a Toscana, região do centro da Itália com paisagens magníficas e cidades medievais.

Quando planeei a viagem, sabia que queria visitar o máximo possível, mas também que viajava com 2 crianças pequenas (4 e 6 anos) e que, ao fim de 10 dias, iríamos precisar de levantar o pé um bocado.

A Toscana é conhecida pelas suas paisagens e cidades medievais como disse mais acima, mas também tem muitas praias. Ficamos hospedados em Lido di Camaiore, uma vila balnear.

Os dois primeiros dias foram para fazer praia. Como nas praias de que falei no artigo sobre Cinque Terre, a maior parte da área é concessionada. Só existem algumas partes que são gratuitas. A água é quente e o mar muito calmo. Andávamos e andávamos na água e sempre tendo pé. Para as crianças e quem não sabe nadar, é do melhor. A água era tão quente, que na primeira vez que fomos a banho, até estava incomodada porque estava imenso calor, e pensava que ia refrescar-me no mar, mas não havia diferença de temperatura entre o ar e o mar.

Lido di Camaiore
A costa de Lido di Camaiore. créditos: Sónia Fernandes

A praia estende-se sobre 4km e quando estamos no mar virados para a praia, ao fundo vê-se as montanhas do Parque Natural de Alpi Apuane. Tem uma grande avenida onde sabe bem passear à noite, com bares, restaurantes, gelatarias e diversas lojas. Passamos dois dias muito tranquilos em Lido di Camaiore.

Nos últimos 2 dias, alugamos um carro para poder passear por algumas cidades da Toscana.

Não podíamos estar tão perto de Pisa e não visitar a Torre.

Torre de Pisa
A torre inclinada de Pisa. créditos: Sónia Fernandes

Visitamos durante a manhã, tirámos aquelas fotos tradicionais e fizemos figuras parvas como as centenas de turistas que estavam por lá. À tarde fomos até Lucca, mas tivemos azar, havia um concerto no centro da cidade ao ar livre e não conseguimos estacionar o carro. Por isso fizemos uma visita panorâmica e acabamos o dia na praia.

No último dia fomos até Volterra, aproveitamos a viagem de carro para apreciar as paisagens. Como a maior parte das cidades da Toscana, Volterra fica num monte com mais de 500m de altura. Tem parques de estacionamento à entrada da cidade e o resto faz-se a pé. Passeamos pela cidade e fomos obviamente tirar fotos na Piazza Maggiore onde está o Palazzo Vescovile. Para quem viu a saga Twilight, fazem referência à cidade de Volterra no segundo filme, sendo uma cidade onde há um palácio com vampiros. Na verdade, não foi filmado em Volterra, mas em Montepulciano onde existe um palácio parecido com o de Vescovile.

Volterra
A vista de Volterra. créditos: Sónia Fernandes

Almoçamos lá num restaurante, o La Mangiatoia, e provei um dos melhores hambúrgueres de sempre. O pão era feito com massa de pizza muito fina. Para além disso, foi o restaurante onde encontramos os italianos mais simpáticos das férias. O proprietário perguntou-nos de onde éramos e quando dissemos Portugal, ficou animado, tinha estado cá em Portimão para ver um evento de Fórmula 1.

Hambúrguer na Toscana
"Um dos melhores hambúrgueres de sempre", garante a Sónia.

Acabamos o dia a visitar outra cidade muito famosa, San Gimignano. Fica também numa colina e está rodeada por muralhas do século XIII e tem 14 torres de vários tamanhos. Passeámos pelas ruas cheias de comércios tradicionais e fomos até à praça central, piazza della cisterna, onde tem um poço muito antigo que agora está tapado e cheio de moedas e notas de vários países.

San Gimignano
Pelas ruas de San Gimignano. créditos: Sónia Fernandes

E foi a passear pelas estradas da Toscana que acabou a nossa viagem de 15 dias em Itália.

Foi intensa! Visitamos muitas cidades, andamos em diversos meios de transporte (comboio, barco, autocarro, elétrico, carro), fizemos em média 12km por dia (sem carinhos para as crianças, foram uns chefes) e voltamos com o coração e a cabeça cheia de lembranças.

Para verem mais fotos e vídeos da nossa viagem, podem seguir-nos na nossa página Instagram.

A Sónia escreve no blog Cenas & Coisas, onde este texto foi originalmente publicado.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.