É uma época tão linda quanto fugaz a das cerejeiras em flor no Fundão e Alcongosta. São encostas e encostas de cerejeiras de lindas florinhas brancas e branco rosado. Uma serra caiada de branco, sem ser neve.

A sua introdução na Península Ibérica foi feita com o Império Romano e o cultivo nesta região da Serra da Gardunha, concelho do Fundão, se não remonta a esse período, tem, sem dúvida, muitos séculos. Embora trazida pelos romano, a sua etimologia deriva do grego Κεράσι (kerási), da cidade Κερασοῦς (Kerasos), no norte da Turquia.

As cerejeiras em flor no Fundão
As cerejeiras em flor no Fundão As cerejeiras em flor no Fundão créditos: Cláudia Miguel

É uma árvore muito resistente ao frio, ficando mesmo em estado vegetativo/dormente durante o  inverno e, por essa razão, o cultivo se dá tão bem na Serra da Gardunha, para despertar e começar a florir mesmo no início da Primavera.

Se já aconselhava o passeio por Beja para ver os campos de amendoeiras em flor, aconselho vivamente um passeio ao Fundão, para ver as belíssimas cerejeiras em flor, visitar a pequena e carismática aldeia de Alcongosta e apreciar a vista de montanha de Castelo Novo.

Alcongosta
Alcongosta A aldeia de montanha de Alcongosta é a típica aldeia serrana créditos: Cláudia Miguel

Onde encontrar:

  • Fundão
  • Alcongosta
  • Castelo Novo

Quando ir:

  • início da Primavera, por vezes últimos dias de Março e início de Abril

A Cláudia Miguel é a autora do blog A Borboleta Verde, onde regista as suas viagens e paixão pela fotografia.