Lisboa conquista, pela primeira vez, o prémio de Melhor Destino Culinário da Europa, nos World Culinary Awards. Entre as cidades concorrentes estavam Barcelona, Copenhaga, Florença, Londres, Paris e Viena.
Para celebrar este ingrediente tão utilizado na culinária portuguesa, quer em pratos doces ou salgados, o Município de Ferreira do Zêzere organiza, de 11 a 13 de outubro, o Festival Gastronómico do Ovo.
De 4 até 31 de outubro, e, pela primeira vez no país, as cervejarias Delirium Café, no Chiado, e Gulden Draak Lisboa, em Picoas, vão disponibilizar as seis cervejas oficiais do grande evento alemão.
Com uma vista soberba sobre o oceano Atlântico, o Brisa do Mar acaba de abrir ao público e promete ser o local perfeito para todos os que procuram uma fuga do bulício da vida madeirense.
É a mais nova proposta gastronómica da cidade Invicta, com uma localização privilegiada, no Blss U pode comer uma francesinha com pauzinhos, uma caldeirada de algas com tofu ou beber um cocktail num balde de pipocas.
Nada melhor do que aproveitar o final do verão para saborear um gelado artesanal italiano. Pode fazê-lo na Giola Gelato, em plena Praça das Flores, Lisboa.
Nos dias 20 e 21 de setembro, o Santa Bárbara Resort, na ilha de São Miguel, recebe dois jantares que têm o chef Vítor Sobral como protagonista, churrascos ao ar livre que celebram a chegada do outono.
A última Sunset Wine Party do ano acontece no The Yeatman a 19 de setembro e promete deixar saudades. Nos terraços do hotel, com uma vista imperdível sobre o Porto e o Douro, as sugestões gastronómicas do Chefe Ricardo Costa e as referências de mais de 30 parceiros vínicos portugueses encerram a est
O momento alto do ano vitivinícola é celebrado a preceito na Quinta da Pacheca. Ocasião de grande festa que a secular quinta do Douro quer partilhar com quem deseja aventurar-se na vinha e participar na colheita deste ano.
Vindimas noturnas, interpretar o papel do enólogo, muitas provas de vinhos, picnics e passeios de jipe são algumas das propostas apresentadas por produtores da região.
Chama-se Porto Com Tudo, numa indicação clara daquilo ao que vem. É um bar e uma loja ao mesmo tempo e permite conhecer (e obviamente provar) as mais diversas harmonizações com vinho do Porto.
Vinho da torneira de pequenos produtores portugueses com foco na produção biológica ou de intervenção mínima é a proposta da Tão Longe, Tão Perto que, depois de São Paulo, escolheu Portugal para abrir a segunda casa.
No coração da Serra da Estrela, celebra-se entre 2 e 4 de agosto, na Aldeia de Montanha de Videmonte o Festival Pão Nosso. Este é um evento que homenageia o pão, as gentes da aldeia e as tradições, a arte e a cultura, numa união perfeita entre o passado e o futuro, a tradição e a inovação.
Durante todo o mês de agosto, a Cantina de Ventozelo junta-se à Festa do Tomate Coração de Boi do Douro, com uma seleção especial de pratos que são um elogio a este ingrediente chave do receituário duriense.
Polenta e Bacalhau alla Vicentina (Veneza), ou um Risoto de Abóbora, Creme de Parmesão e Bochecha de Porto Crocante (Província de Lazio) são só dois dos exemplos da oferta gastronómica, que vai muito para lá da pizza e das massas e que experimentar no Genuino.
De 26 de julho a 4 de agosto, a Praça do Comércio, em frente ao Mercado Municipal de Braga, e a Mesa na Praça vão receber o Festival de Francesinhas à moda do Porto.
É a mais nova proposta da Quinta da Pacheca, no Douro: uma malga desenhada pelo arquiteto Siza Vieira. Relembrar as tradições de outros tempos, com um toque de contemporaneidade e sustentabilidade.