Nesta temporada, o menu traz inovação, criatividade e consistência em propostas que destacam os peixes e os mariscos da costa atlântica. As novidades estendem-se ao serviço de sala, recentemente premiado, e ainda a uma versão 100% vegetariana e um suplemento de bebidas não alcoólicas.
A Quinta da Pacheca associa-se ao meio século da Revolução de Abril, que abriu portas à liberdade no país, com a criação de uma edição especial e limitada, de apenas 50 garrafas, do Pacheca Porto Tawny 50 anos, uma das preciosidades do portefólio do produtor duriense.
Aproveitar os alimentos de forma integral evita o desperdício do seu valor nutricional e contribui para a redução dos gases com efeito de estufa e da poluição ambiental.
É a primeira edição do Festival da Chanfana, visto como mais uma forma de potenciar o turismo na região e também divulgar a paisagem natural da serra da Malcata.
A Câmara de Penacova vai dinamizar entre hoje e final de maio a iniciativa “Sabores do Rio”, um evento que, face à falta de lampreia no Mondego, pretende promover pratos regionais de sável, enguias e peixinhos do rio.
Domingo é dia de almoçar ou passar tempo em família, passear, brincar, e, porque não, ir a um brunch. Foi a pensar nos adeptos desta refeição e nas famílias com crianças pequenas que o Lisbon Marriott Hotel criou um Family Brunch muito especial.
Estabelecimento da Praça do Comércio acaba de receber a certificação da APC (Associação Portuguesa de Celíacos) e tem ementa totalmente apta para celíacos, incluindo entradas, hambúrgueres, pães, molhos, sobremesas e até mesmo cervejas sem glúten.
A valorização de produtos algarvios como o figo côtea, a ovelha churra ou a cavala, através de atividades de investigação que potenciem a inovação, é uma das estratégias da iniciativa Revitalgarve para reforçar o sistema de alimentação territorial regional.
Uma escapadinha no Douro é sempre uma boa ideia e a Quinta do Pessegueiro, em São João da Pesqueira, volta a abrir portas para visitas ao público com novos roteiros.
Os bolos fintos e folares fazem parte das iguarias da Páscoa no Alentejo e, no concelho de Elvas (Portalegre), além de serem produzidos no habitual formato redondo, ‘ganham vida’ como pintos, lagartos ou bonecas.
O resultado final pode ser doce mas trata-se de um trabalho árduo por parte das tradicionais “cobrideiras”, nome pelo qual são conhecidas as artesãs que fazem o trabalho de cobertura da amêndoa.
Talvez não sejam as cidades mais conhecidas quando se fala em restaurantes de topo e bons vinhos, mas a verdade é que nestas cidades vai comer e beber muito bem. E, claro, há uma portuguesa na lista.
O Festival de Pão de Ló e Mostra Internacional de Doçaria Tradicional está de volta a Felgueiras, com mais de 40 expositores, e promete trazer uma grande diversidade de doçaria, durante o fim de semana de ramos.
Na Páscoa, o borrego é rei à mesa do Alto Alentejo. A 3.ª Quinzena Gastronómica Terras do Borrego envolve 129 restaurantes espalhados pelos 15 concelhos do distrito de Portalegre, de 24 de março a 7 de abril.
De 28 a 30 de março acontece a Feira do Folar e dos Produtos da Terra em Carrazeda de Ansiães, a coincidir com a Semana Gastronómica do Cabrito, que envolve 10 restaurantes do concelho, de 29 a 31 de março.
A Feira da Bola Doce regressa a Miranda do Douro, no distrito de Bragança, de 28 a 30 de março, em novo local e com cerca de 90 expositores, foi hoje divulgado.
O município da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra, pretende celebrar o arroz carolino com a primeira edição do Concurso Gastronómico do Arroz-Doce, que vai decorrer no sábado no Mercado Municipal Engenheiro Silva, naquela cidade.
Jovens chefs da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril elaboraram pratos típicos portugueses com o recurso a algas da costa. O resultado deu origem ao e-book "Algas à Portuguesa".
Trinta toneladas de chocolate passarão por Óbidos entre os dias 01 e 17 de março, numa edição do Festival Internacional de Chocolate com que a autarquia estima atrair à vila cerca de 120 mil visitantes.
Chama-se “Talha à Mesa”, vai decorrer na Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, nos dias 23 e 24 de março, com o objetivo de “elevar o papel do Vinho de Talha na gastronomia portuguesa”.