
No âmbito do projeto “The Art of Tasting Portugal”, a iniciativa contará com vários momentos até outubro deste ano, cruzando tradição, inovação e sustentabilidade, protagonizados por reconhecidos chefs portugueses.
O arranque desta iniciativa teve lugar a 2 de maio, no restaurante Noda Harajuku, em Tóquio. O chef Diogo Rocha, distinguido com uma Estrela Michelin e uma Estrela Verde, levou ao Japão os sabores do Centro de Portugal, numa criação conjunta com o chef Yuki Noda, conhecido pela sua dedicação à preservação da cozinha regional japonesa. Esta colaboração destacou-se pela fusão entre a autenticidade dos produtos portugueses, a criatividade dos chefs e a delicadeza técnica da gastronomia japonesa.
A ação incluiu ainda um momento especial no Pavilhão de Portugal na Expo Osaka 2025, onde o chef Diogo Rocha recriou a tradicional vitela à moda de Lafões, integrada numa mostra de barro negro de Molelos, uma homenagem à cultura e artesanato regionais.
Uma nova ação decorreu ontem, 7 de maio, em Osaka, no restaurante Origin, numa colaboração entre o chef Vítor Sobral e o chef Yoshida, distinguido com uma Estrela Michelin.
O chef Vítor Sobral é uma das figuras mais reconhecidas da cozinha portuguesa contemporânea, que interpreta pratos tradicionais sem perder a essência dos sabores portugueses, aliando técnica, inovação e respeito pelas tradições culinárias e pelos produtos portugueses. O chef português cozinhou lado a lado com o chef Tetsu Yoshida, cujas criações se inspiram nas bases da cozinha francesa e na filosofia japonesa de valorização dos ingredientes. Esta parceria resulta numa abordagem inovadora, que cruza tradição, criatividade e sustentabilidade.
Do menu fizeram parte pratos emblemáticos da culinária portuguesa, reinterpretados de forma inovadora e pessoal, como é o caso dos pezinhos de porco de coentrada ou do polvo, que gozam de enorme popularidade em ambos os países, sendo confecionados de múltiplas formas.
Para completar o diálogo de sabores das cozinhas dos dois chefs, uma seleção especial de vinhos portugueses, feita pelo chef Vítor Sobral, fez o pairing perfeito reforçando a importância crescente que o vinho vem adquirindo no mercado japonês e dando destaque à variedade e qualidade que Portugal aporta a este nível.
Além do jantar de dia 7, durante a sua estadia no Japão, o chef Vítor Sobral foi o responsável pelo menu da receção do Dia de Portugal na Expo Osaka 2025, criando para o efeito um momento único de degustação de Portugal para os mais de 100 convidados presentes.
Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, sublinha que “estas ações inserem-se numa estratégia mais ampla de valorização da gastronomia portuguesa como ativo-chave da marca Portugal, afirmando-a cada vez mais nos mercados internacionais como um ativo estratégico do turismo nacional, como um motor de valorização dos territórios, de estímulo à sustentabilidade e de promoção da autenticidade cultural.”
Simultaneamente, estas iniciativas reforçam a nova campanha internacional do VisitPortugal, “Portugal, uma receita por escrever”, que convida os viajantes a descobrirem o país através de uma combinação única de ingredientes: frescura, autenticidade, criatividade, sustentabilidade e generosidade. Uma campanha que celebra a ligação entre os sabores, as pessoas e as regiões, e que coloca Portugal no mapa dos grandes destinos gastronómicos a nível mundial.
Comentários