Ano novo, espaço renovado, a mesma vontade de fazer a diferença. É com este espírito que o espaço "É UM RESTAURANTE", projeto de restauração da Associação CRESCER, reabriu ao público a 27 de janeiro, na Rua de São José, perto da Avenida da Liberdade, em Lisboa.

Este projeto de empreendedorismo social nasceu em outubro de 2019 e tem como objetivo dar formação e criar oportunidades de emprego na área da restauração a pessoas em condição de sem abrigo.

Por causa da pandemia de COVID-19, estiveram fechados ao público mas não baixaram os braços. A equipa confecionou e distribuiu refeições a pessoas em situação de sem-abrigo na cidade de Lisboa. Chegaram a fazer 600 refeições diárias.

“O projeto É UM RESTAURANTE está a ser um sucesso, do qual a CRESCER muito se orgulha. Tem mudado vidas, o que significa que foi uma boa aposta desde o início. Acreditamos que o novo espaço e a nova proposta dos chefes vão proporcionar uma excelente experiência gastronómica, pois apesar deste ser um projeto de cariz social, é um restaurante que pretende ganhar espaço no panorama gastronómico da cidade”, refere Américo Nave, diretor-executivo da Associação CRESCER.

Os chefes de cozinha Nuno Bergonse (chef consultor que apadrinha o projeto desde o início), David Jesus (chef executivo) e José Agostinho, chefe de sala, conduzem a equipa que integra ao projeto. No conjunto total de participantes, a grande maioria melhorou consideravelmente a sua situação social e de saúde.

2022 traz novidades

Com capacidade de 30 lugares, o "É UM RESTAURANTE" apresenta uma nova carta desenvolvida pelos chefes. Respeitando a sazonalidade dos produtos, apostam em pratos para partilhar e ingredientes bem portugueses. “Queremos mostrar bons produtos nacionais, boa comida, e a boa energia do espaço. Sobre a carta não revelo muito mais, têm de vir provar”, afirma o chef Nuno Bergonse.

"É UM RESTAURANTE" está aberto de terça-feira a sábado, ao almoço e ao jantar.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.