São uma invenção francesa e diz-se que receberam o seu nome devido à semelhança física com o precioso fungo trufa negra.
Conta-se, que a trufa de chocolate foi criada na cozinha do famoso chef Auguste Escoffier quando um dos seus aprendizes tentava fazer creme de pasteleiro e acidentalmente derramou nata quente numa tigela de pedaços de chocolate.
A receita tradicional de trufas francesas é bastante simples e leva apenas quatro ingredientes básicos. É fácil de preparar e pode dar uma excelente (e deliciosa) prenda de Natal.
INGREDIENTES
155 ml de natas
340 g de chocolate preto, partido em pedaços pequenos e depois picado
2 colheres (de chá) de extrato de baunilha
27 g de cacau em pó sem açúcar
PREPARAÇÃO
Despeje as natas numa panela de 1 litro e leve a fogo médio. Aqueça as natas até que comecem a borbulhar e ferver e, em seguida, retire-as imediatamente do fogo.
Despeje imediatamente o chocolate picado e o extrato de baunilha e bata a mistura por um ou dois minutos até que todo o chocolate derreta e a mistura fique homogénea.
Despeje a mistura numa tigela e leve ao frigorífico por 2 ou 3 horas ou até que esteja firme o suficiente para enrolar as trufas.
Enrole a mistura gelada em pequenas bolas e, em seguida, passe cada trufa pelo cacau em pó.
Estão prontas para oferecer!
DICAS PARA FAZER TRUFAS VARIADAS:
Trufas de Chocolate de Leite — troque o chocolate amargo por chocolate de leite.
Trufas Mergulhadas — em vez de enrolar as trufas no cacau em pó, mergulhe-as no chocolate derretido. Guarde no frigorífico para a cobertura endurecer.
Trufas Festivas — mergulhe as trufas no chocolate derretido, deixe-as endurecer e depois regue-as com chocolate branco derretido para criar um bonito contraste.
Trufas Alegres — acrescente na preparação 2 colheres (de sopa) de rum ou de vinho do Porto, conhaque ou whisky.
Cubra as trufas com revestimentos diferentes: em vez do cacau em pó experimente usar coco ralado, nozes picadas ou amendoim salgado triturado.
Receita retirada com pequenas adaptações do site: savortheflavour.com
Comentários