Döner

O döner (na imagem acima) é, sem dúvida, a comida de rua mais famosa da cidade. É uma generosa sanduíche de pão fresco ou pão achatado repleta de legumes, tomate, cebola e carne grelhada. Os exemplos mais deliciosos de Döner Kebab, também disponível em restaurantes como prato principal servido com arroz, podem ser encontrados em distritos históricos como Sultanahmet, Eminönü, Beşiktaş e Üsküdar em Istambul. É confecionado com cordeiro, vitela ou frango, ou uma mistura de cordeiro e vitela.

Simit

Simit
Simit créditos: DR

O quente e estaladiço simit encontra-se por toda a parte nesta cidade. Segundo o Oxford English Dictionary, um simit é «um tipo de pão em forma de rosca originário da Turquia, tipicamente coberto de melaço e polvilhado com sementes de sésamo antes de ir ao forno». Elemento indispensável no famoso pequeno-almoço turco, os simits são vendidos em padarias e restaurantes, bem como em carrinhos de cor vermelho brilhante em cada quarteirão de Istambul. Estes deliciosos pães perfumam o ar com o seu delicioso aroma e é uma das comidas favoritas dos seus residentes pelo económico e saciante que é. Mas não são só os habitantes que adoram os smits, também as gaivotas: ao cruzar o Bósforo de barco, é habitual lançar pedaços deste pão para alimentá-las.

Mexilhões recheados (Midye Dolma)

Os mexilhões recheados são muito populares em Istambul e em todas as cidades da costa da Turquia. Servidos numa concha de mexilhão e comidos com a mão, este delicioso aperitivo leva um recheio de mexilhão, arroz, cebola, sal, muitas especiarias e algumas gotas de sumo de limão fresco. Ainda que os mexilhões recheados possam ser pedidos nos restaurantes, o mais habitual é serem vendidos em especializadas bancas de rua, em bandejas tradicionais e por porções. Este irresistível sabor encontra-se em quase toda a cidade, especialmente nos famosos bairros de Beyoğlu, Karaköy, Kadıköy e Üsküdar.

Kokoreç

Kokoreç
créditos: DR

O kokoreç, uma iguaria tipicamente turca, é uma comida de rua que abunda pela capital. Muito apreciado pelos habitantes da cidade, é uma sanduíche feita com tripa de animais grandes ou pequenos, com especiarias e assados na brasa. Alguns mestres do kokoreç oferecem também uma versão sem especiarias. Um prato imprescindível em qualquer visita à Turquia, por isso não se despeça da cidade sem provar esta delícia.

Castanhas (Kestane)

Castanhas
Castanhas créditos: DR

As castanhas assadas marcam o começo do outono nas ruas de Istambul. Quando o ar começa a arrefecer, as ruas da cidade enchem-se da deliciosa fragrância deste manjar cozinhado ao fogo. Saudáveis e deliciosas, as pequenas castanhas aquecem tanto as mãos como o estômago. Os vendedores de castanhas encontram-se em quase todas as esquinas das ruas de Istambul, especialmente em İstiklal, que parte da Praça Taksim e em Bağdat e Bahariye na zona asiática.

Batatas no forno (Kumpir)

A criativa cultura culinária de Istambul manifesta-se inclusive na humilde batata. O kumpir é uma batata grande assada na brasa e que se serve com vários complementos escolhidos pelo cliente. Estes complementos incluem a manteiga e o queijo kashar, juntamente com outros que vão desde a salsicha ao milho cozido e desde as azeitonas aos pickles. Este aperitivo oferece uma combinação quase infinita de sabores. Apesar de haver bancas de kumpir por toda a cidade, um dos melhores lugares para prová-lo é no bairro de Ortaköy.

Sanduíche de peixe (Balık Ekmek)

Sanduíche de peixe
Sanduíche de peixe créditos: DR

Simples mas satisfatório, o balık ekmek é uma das comidas de rua mais icónicas, e históricas, de Istambul. O balık ekmek, uma sanduíche quente de peixe assado com legumes frescos e cebola sobre um pão fresco e estaladiço, converte-se numa das comidas favoritas dos visitantes da cidade. Ainda que esteja disponível em inúmeras zonas, este clássico manjar turco sabe melhor junto ao mar.

Pastéis de massa filo (Börek)

Börek
Börek créditos: DR

Um dos pratos mais populares da cozinha turca, o börek, é um pastel de massa filo feito à mão e recheado com queijo, espinafres, carne picada ou batatas. Tal como a maioria dos pratos turcos, cada região do país tem a sua própria interpretação e especialidade. Em Istambul, o bairro de Sarıyer é especialmente famoso pelo seu börek. Quer seja servido sem recheio ou nas suas versões de carne picada, queijo, batata ou espinafre, este prato nunca deixa de impressionar com a sua massa suave mas folhada e os seus saborosos recheios.

Frango e Arroz (Tavuklu Pilav)

Esta suculenta iguaria de frango e arroz é outro dos pratos de rua preferidos para levar. O Tavuklu Pilav, que costuma encontrar-se nas bancas ambulantes, inclui arroz apenas ou com grão-de-bico coberto com frango cozido desfiado. Pode-se comer na rua ou pedi-lo para levar e costuma ser acompanhado por pickles ou ayran, uma bebida tradicional turca iogurte rica em probióticos.

Sumo de pickles (Turşu Suyu)

Sumo de pickles
Sumo de pickles créditos: DR

O sumo de pickles é indiscutivelmente a bebida mais saudável que se pode encontrar nas ruas de Istambul. Picante e salgado, o sumo de pickles é servido com cornichons (pequenos pepinos) finamente picados em pequenos copos. Pode-se comprar facilmente nas bancas ambulantes nos bazares e mercados da cidade.