Há vários tipos de feijoca, no entanto, a de Manteigas tem um sabor especial. Marta Craveiro que há vários anos confeciona a feijoca no restaurante a Cascata descreve-a como “um tipo de feijão branco mas mais maçudo. Parece carne quando se está a mastigar. A feijoca de Manteigas é maior do que a outra, que vem da Polónia ou de outras partes da Europa. Demora também menos tempo a cozer. Hora, hora e meia. É diferente, não tem nada a ver com as outras.”
O prato é confecionado com carnes de porco e enchidos regionais. Exige saber e tempo como nos explica Marta Craveiro: “as carne de porco (orelha, pé de porco, entrecosto da barriga) são salgadas e depois de temperada a água, são cozidas. A feijoca é cozida à parte e sem sal.
Na confeção é cebola, chouriça e orelha. Ficam a estufar. Depois deita-se cenoura e as carnes. Após a cozedura, a panela é desligada durante uma hora. Entretanto é cozida a feijoca e deita-se na panela. É mexida, mas não se liga o lume. Fica mais uma hora. Só depois é que começa a ferver lentamente para tomar o sabor.”
O prato é servido quente e, no caso do restaurante a Cascata é acompanhado, à parte, “com arroz, morcela frita e farinheira. A morcela só come quem gosta. A farinheira quase toda a gente gosta e não há em Portugal farinheira igual à de Manteigas. Em janeiro eu compro 5 mil euros de farinheira para ter durante todo o ano. O sabor que domina não é o das carnes, mas da feijoca.”
Marta Craveiro tem dois fornecedores de feijoca de Manteigas que lhe permitem confecionar o prato durante todo o ano.
No entanto, esta é uma das alturas de maior procura, “tenho imensos grupos em novembro que vêm de propósito para comer feijoca.”
Nesta altura decorre em Manteigas o evento Faias. Uma das iniciativas teve a ver com a prova deste prato e a maioria dos restaurantes locais tem na sua ementa a feijoca de Manteigas.
A feijoca de Manteigas é ainda utilizada na doçaria.
Desde 2007 que há a Confraria da Feijoca de Manteigas para promover os sabores da gastronomia local.
Feijoca de Manteigas (e farinheira) com sabor único faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Comentários