Castelos, jardins e histórias não faltam pela Europa para umas férias mágicas. No entanto, algumas cidades estão melhor preparadas para quem quer viajar com crianças e mantê-las interessadas na viagem.

Para o The Telegraph, a capital portuguesa é uma das melhores cidades europeias para visitar com os mais novos. Comparada a um conto de fadas, Lisboa é considerada um bom destino para visitar em família em qualquer altura do ano.

Sempre associada às coffe shops e à Red Light District, Amesterdão também surge na lista do jornal. Amesterdão é apontado como o destino mais descontraído para visitar em família. Outro destino mais associado ao público adulto, Munique, devido ao Oktoberfest, é também ideal para visitar com as crianças.

Londres, Barcelona e Roma são os destinos mais populares da lista. Conheça a lista completa.

Lisboa

O tempo, a arquitetura e os elétricos antigos fazem de Lisboa um destino perfeito para visitar com as crianças durante todo o ano. Lisboa é comparada pelo The Telegraph a um cenário de um conto de fadas. Às famílias sugere-se que vagueiem pelas ruas de Alfama e que sigam até ao "topo mourisco", ao Castelo de São Jorge. Para um dia mais relaxado e à beira-mar é só apanhar o comboio até Cascais.

E se a magia não pode faltar numa viagem em família, os doces vão conquistar muito sorrisos. Descubra as melhores pastelarias de Lisboa. E se precisa de ideias sobre o que fazer, saiba quais os museus a não perder.

Londres

O que não falta em Londres são parques infantis e jardins. Para além destes espaços ao ar livre, há museus e espaços desportivos. Assim nem os adolescentes da família vão ficar aborrecidos.

Veja quais são os melhores espaços verdes da capital britânica. E já que leva os miúdos, saiba o que pode fazer grátis em Londres.

Amesterdão

Para o The Telegraph, Amesterdão é a cidade ideal para os mais novos. Amesterdão não se resume às coffee shops e ao Red Light District. Pode fazer um passeio de bicicleta ou de barco pelos canais. Há o museu de Van Gogh e se tiver miúdos com mais de 12 anos vale a pena conhecer a Casa de Anne Frank.

A comida provavelmente também vai deixar todos satisfeitos, afinal, quem não gosta de panquecas e de batatas fritas? Para o jornal, Amesterdão é  o destino mais descontraído da Europa para umas férias em família. Se visitar esta cidade com os mais novos e, se possível, reserve algum tempo para uma ida a Efteling, o parque temático mais popular da Holanda.

Copenhaga

Copenhaga é uma cidade tão compacta que conseguirá facilmente “arrastar” as crianças pela cidade. No coração da cidade, encontra-se o Tivoli Gardens, o segundo parque temático mais antigo do mundo.

Descubra o que visitar em Copenhaga e saiba as dez coisas que tem de saber antes visitar a cidade.

Copenhaga
Copenhaga créditos: Pixabay

Salzburgo

Aqui pode divertir-se com os mais novos ao ritmo do famoso musical Música no Coração. Em Residenzplatz poderá dar um passeio a cavalo pelo centro da Cidade Velha. Também poderá visitar o Palácio Hellbrum, situado nos arredores de Salzburgo.

Reykjavik

É uma cidade segura e amigável. Para além disso, terá a oportunidade de viver experiências únicas no meio da natureza. Muitas das estâncias termais têm seções especiais para crianças. Em família poderá ver as luzes do norte e observar baleias, também poderá fazer caminhadas e andar de cavalo.

Roma

Aqui pode juntar o útil ao agradável. Para além de possuir uma das gastronomias mais apreciadas do mundo, dá-lhe a oportunidade de viajar pela história de uma forma divertida e em família. Sabia que o inverno é uma boa altura para visitar Roma? Pode poupar bastante.

Munique

É para divertir-se em família. Há imensas atividades a pensar nos mais novos. Sem dúvida que não poderá deixar de visitar o Museu do Brinquedo. É em Munique que se encontra um dos maiores e mais antigos museus de ciência do mundo, o Deutsches Museum. Se a família for fã da Disney, não poderá deixar de visitar o Castelo de Neuschwanstein, que inspirou a Bela Adormecida. E não precisa de deixar de visitar as cervejarias. Em muitas, as crianças são bem-vindas.

Ainda não está convencido? Veja o que não pode perder em Munique. Veja ainda este roteiro e inspire-se.

Munique
Munique créditos: Pixabay

Barcelona

Tudo o que há de encantador nas cidades mediterrânicas encontra em Barcelona: boa gastronomia, bom tempo, arte e cultura. E se se cansar de andar com os miúdos pela cidade, podem sempre relaxar na praia. E há um extra, o parque temático mais popular de Espanha, o PortAventura.

E nem tudo tem que sair caro. Descubra seis passeios que pode fazer sem gastar dinheiro em Barcelona.

Estocolmo

Desde um passeio casual próximo do palácio real a uma ida ao parque de diversões World of Pippi Longstocking, há muito para fazer com as crianças em Estocolmo. Saiba mais sobre a cidade aqui.

Dubrovnik

Património Mundial da Unesco, Dubrovnik é ideal para conciliar história e atividade. Pode, por exemplo, escalar as muralhas da cidade de manhã e à tarde explorar a costa a partir do seu próprio caiaque.

Viena

De acordo com o The Telegraph, Viena ganha com certa regularidade prémios de “melhor qualidade de vida para as famílias”. Todos os anos há 15 mil espetáculos de música. Inspire-se neste roteiro.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.