Numa viagem em família, proponho deixar as habituais visitas culturais - Sagrada Família, Casa Batló ou La Pedrera - para observar apenas por fora. E reservar as horas do dia para outros roteiros no exterior e bem mais interactivos (que os miúdos preferem). Porque a capital da Catalunha tem excelentes temperaturas, muita vida nas ruas e fazer passeios gratuitos em Barcelona é sempre uma opção muito agradável.

Estas são as minhas sugestões (adequadas a diferentes faixas etárias):

1. Brincar na praia

Há várias praias com muitas zonas de baloiços em cima do imenso areal. Os grandes calçadões junto ao mar estão sempre apinhados de pessoas, bicicletas, patins, segways, trotinetes, carrinhos de bebé… tudo serve para fazer divertidos passeios gratuitos em Barcelona sem perder a água de vista.

2. Deambular pelo Bairro Gótico

Recomendo experimentarem fazer roteiros sem destino final e sem consultar o mapa. Até porque neste bairro típico as ruas são tantas e tão estreitas que muitas delas nem sequer aparecem assinaladas nos mapas.

Catedral de Barcelona
Catedral de Barcelona no Bairro Gótico créditos: Pixabay

Sair assim à deriva torna tudo ainda mais interessante. E é também assim que às vezes se encontram as melhores surpresas: lojas, cafés, galerias ou pequenos detalhes na arquitectura que realmente cativam o olhar de quem vai sem saber o que espera encontrar.

3. Calcorrear as Las Ramblas

Na verdade, o que é conhecido por Las Ramblas é uma junção de várias ruas. Que se transformou numa das principais artérias de Barcelona, sempre cheia de movimento e actividades. De Verão e de Inverno. De manhã à noite.

Las Ramblas
Las Ramblas créditos: Viajar em Família

É uma constante montra de floristas, demonstração de homens-estátua, venda de jornais, bilhetes de futebol, souvenirs, crepes ou gelados. Há quem vá apenas para passear e quem escolha almoçar ou jantar num dos restaurantes que ocupam parte da largura desta enorme rua com acolhedoras mesas, cadeiras e até aquecedores exteriores.

Serão cerca de dois quilómetros, mas recomendo começarem na Praça Catalunya e acabarem na estátua de Cristovão Colombo (para uma lição de História ao vivo), com uma paragem, sensivelmente, a meio para beberem um sumo natural, cheio de cor e vitaminas, no Mercado La Boqueria.

4. Passear pelo Bairro Gràcia

Tem pequenas lojinhas, típicas, antigas ou recuperadas, num verdadeiro ambiente de bairro. Pastelarias, mercearias, mercados de rua ou retrosarias fazem parte do dia-a-dia dos moradores desta zona da cidade e pode tornar-se assim num dos mais autênticos passeios gratuitos em Barcelona.

5. Caminhar até ao Tibidabo

É aventura recomendada só para corajosos! Da base da montanha até lá acima, demorámos quase duas horas a fazer o percurso. Também se pode ir de funicular em apenas alguns minutos, mas claro que se perderia todo aquele ar puro, tão especial e silencioso da caminhada… um verdadeiro oásis na movimentada cidade, ali a poucos minutos de distância.

Tibidabo
Tibidabo créditos: Viajar em Família

6. Assistir ao pôr-do-sol no Castelo de Montjuic

Como habitualmente acontece com este tipo de construções, o Castelo de Montjuic está num ponto alto da cidade e é de lá que se consegue ver o porto e o constante vai e vem dos enormes navios de cruzeiro. As vistas são mesmo muito bonitas e abrangentes sobre os principais monumentos de Barcelona.

Pôr-do-sol no Castelo de Montjuic
Pôr-do-sol no Castelo de Montjuic créditos: Pixabay

E apesar das exposições para visitar dentro do Castelo, foi no terraço enorme, a cerca de 170 metros em relação ao nível do mar, que os miúdos mais gostaram de correr, descobrir cantos e recantos, até inventar histórias de cavaleiros, príncipes e princesas. O pôr-do-sol é mesmo um momento inesquecível e bastante aguardado pelos visitantes.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.