Copenhaga, a capital da Dinamarca, é uma cidade extremamente bem organizada, descontraída, tranquila, sem grandes luxos ostentativos mas onde se respira o famoso “hygge”, a arte dinamarquesa de saber apreciar os pequenos prazeres da vida de uma forma simples e relaxada.

Abaixo encontra algumas sugestões do que fazer e visitar em Copenhaga para aproveitar ao máximo uma viagem por lá.


Fazer um tour de barco nos canais

O que fazer em Copenhaga

Embarque num dos barcos que saem todos os dias de Nyhavn e que o levam a dar um passeio pelos canais que atravessam a cidade. Existem várias companhias e vários tipos de embarcações disponíveis, só terá de escolher o seu preferido. Antes de embarcar aproveite para beber um copo ou um café numa das muitas esplanadas que rodeiam o canal na zona de Nyhavn.

Visitar a Christiania

O que fazer em Copenhaga
créditos: News Øresund - Johan Wessman

Se procura o lado mais alternativo de Copenhaga então Christiania será um ponto de passagem obrigatório. Também conhecida como “Freetown” (cidade livre), é habitada por uma comunidade de artistas, músicos e hippies que lá vivem sob as suas próprias regras. Aqui, a arte rodeia quem lá vive e quem visita e o cheiro a cannabis paira pelo ar. Apesar de ilegal, o seu consumo é encarado com bastante tolerância dentro dos limites da Christiania.

Passar um dia nos Tivoli Gardens

O que fazer em Copenhaga

Este parque temático, que completou 175 anos em 2018, está localizado no coração de Copenhaga, mesmo em frente à estação central de comboios. Os Tivoli Gardens são o segundo parque temático mais antigo do mundo que continua a atrair visitantes de todas as idades. São frequentes também concertos durante o Verão. O bilhete custa 120 DKK para adultos e 50 DKK para crianças dos 3 aos 7.

Tirar a fotografia “obrigatória” à Pequena Sereia

O que fazer em Copenhaga

Não pode visitar Copenhaga sem tirar uma fotografia da popular estátua da Pequena Sereia. Não se percebe muito bem o porquê da atração tão grande desta estátua, mas a verdade é que se tornou num símbolo inquestionável de Copenhaga. Com mais de 100 anos de idade, a sua criação teve como inspiração o conto do escritor Hans Christian-Andersen, tendo sido oferecida pelo cervejeiro Carl Jacobsen à cidade de Copenhaga.

Ver a troca da guarda real no Palácio Amalienborg

O que fazer em Copenhaga

Todos os dias, de setembro a abril às 12h00, dá-se a troca da Guarda Real no Palácio de Amalienborg. A Guarda deixa o Castelo de Rosenborg às 11h30, chegando às 12h ao Palácio para a cerimónia em si. O número de guardas e o acompanhamento musical dependerá de quem estiver a residir no Palácio no momento.

Visitar a Torre Redonda

O que fazer em Copenhaga

Torre Redonda é um dos mais antigos Observatórios ainda em funcionamento na Europa. Data do século XVII, altura em que a Dinamarca alcançou feitos notáveis no campo do estudo da astronomia. Do topo da torre encontra uma vista magnifica sobre a cidade, mas para isso terá de subir mais de 209 metros por um caminho em espiral. O bilhete tem o valor de 25 DKK.

Visitar o Museu do Design

O que fazer em Copenhaga

Os amantes de design nórdico não poderão deixar de visitar o Museu do Design em Copenhaga. Aqui encontra, para além da exposição permanente, que o leva numa viagem de séculos pela História do design dinamarquês, várias exposições temporárias. O bilhete tem o valor de 115 DKK.

Comer um smørrebrød

O que fazer em Copenhaga

O smørrebrød é uma popular e típica sandwich aberta de Copenhaga. No West Market, por exemplo, encontra uma banca com dezenas e dezenas de diferentes tipos de smørrebrød, todos absolutamente deliciosos.

Visitar Roskilde e o Museu Viking

O que fazer em Copenhaga

Roskilde é uma cidade localizada a cerca de 30 minutos de comboio de Copenhaga. É a capital viking da Dinamarca e é aqui que poderá visitar o Museu Viking e ficar a conhecer um pouco mais sobre este povo vendo os restos de alguns dos barcos que usavam para pescar e para percorrer os mares em busca de novas terras e tesouros. Poderá ainda dar um passeio numa das réplicas dos barcos vikings que se encontram junto ao museu. Os preços dos bilhetes variam de acordo com a altura do ano entre os 90 e os 130 DKK.

O centro histórico da cidade também vale muito a pena uma visita, é encantador. É ainda em Roskilde que se realiza todos os anos um dos maiores festivais de música da Europa, o festival de música Roskilde, no inicio do mês de julho.

Visitar a Fábrica da Carlsberg

O que fazer em Copenhaga

Tal como acontece com a Heineken em Amsterdão, em Copenhaga poderá visitar o Museu da Carlsberg, localizado na respetiva fábrica. Aqui descobre um pouco mais sobre a famosa marca de cerveja através de experiências interativas e provas de cerveja. O Museu disponibiliza um shuttle gratuito diário que passa a cada hora, entre as 11h e as 16h, perto da Estação Central de Copenhaga (Vesterbrogade 6). Os bilhetes têm o valor de 100 DKK e incluem uma bebida.

Passear no jardim Kongens Have

O que fazer em Copenhaga

O que não falta em Copenhaga são jardins e parques magníficos, que os dinamarqueses frequentam durante a primavera e o verão juntando-se a amigos e família em piqueniques, para beber um copo ou apenas apanharem sol estendidos na relva. O jardim Kongens Have, datado do século XVII é particularmente encantador pela sua apresentação cuidada e flores impecavelmente mantidas.

Visitar o Kastellet (Citadela)

O que fazer em Copenhaga
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

O Kastellet (ou Citadela), é um complexo militar localizado na área de Østerbro, mandado construir em 1626 pelo rei Christian IV com o fim de proteger Copenhaga. Hoje em dia os edifícios que lá se encontram (cuja maioria ainda se mantem impecavelmente preservada) são usados como instalações e escritórios militares apresentando uma arquitetura encantadora.


Links Úteis

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.