É daqueles lugares únicos no mundo que fascinam qualquer pessoa. O Olho da Terra, como é chamado, é uma piscina natural formada pelo rio Cetina e que guarda uma gruta de, pelos menos, 155 metros de profundidade.
Fica no sul da Croácia esta atração natural, mais precisamente na aldeia de Cetina – condado de Šibenik-Knin, região da Dalmácia. É também chamada de Izvor Cetine ou Olho do Cetina.
O Olho da Terra faz parte de um sistema montanhoso cársico que engloba a região. Este tipo de relevo geológico é propício ao aparecimento de grutas, canyons ou rios subterrâneos.
Águas transparentes mas geladas
Neste caso em específico, a piscina natural é formada pela nascente do rio Cetina.
As águas são, portanto, muito geladas, de 4 a 8 graus Celsius, sendo os mergulhos reservados apenas para os mais corajosos.
A profundidade da gruta ainda é desconhecida, tendo sido registado por mergulhadores os 155 metros de profundidade.
O Olho da Terra é, sem dúvida, um lugar de extrema beleza natural com algum mistério à mistura. Apesar de já fazer sucesso nas redes sociais, ainda é um local pouco turístico na Croácia.
As melhores imagens desta piscina natural são aquelas captadas por drones ou de pontos mais elevados. Percorra a galeria de fotos e veja mais fotografias do lugar.
Comentários