Foi o Açude do Gameiro, no Rio Raia, que originou esta maravilhosa zona balnear, rodeada pela sombra de choupos e salgueiros, onde é possível ouvir o canto do gaio e do chapim-real, e escapar ao stress diário da cidade.
A praia fluvial, inserida no Parque Ecológico do Gameiro, convida a banhos tranquilos e tem serviços de apoio como chapéus de sol, um café, um parque infantil, parque de merendas e um parque de campismo.
Para além de belos banhos de água e de sol, nesta praia, quem prefere manter-se ativo, pode praticar paddling, canoagem ou percorrer o passadiço de madeira que acompanha a magnifica paisagem do Rio Raia.
Todo o percurso, com uma extensão de 1,5 quilómetros, é sempre plano, sem escadas, e tem informação sobre a flora local, indicando as árvores, arbustos e flores ali existentes.
No verão convém fazer este percurso de manhã bem cedo, pois parte do caminho não tem sombra e não é fácil aguentar o calor do Alentejo interior quando o sol está na sua temperatura máxima.
Há alguns bancos no caminho, onde podemos parar para descansar. Também existe um observatório (a pouco mais de 1 quilómetro do início do passadiço) que dá uma visão ampla do Parque Ecológico do Gameiro, e permite descobrir as aves da região como garças-reais, gaios e guarda-rios, principalmente de manhã quando tudo está mais tranquilo. É um belo passeio, seja no verão ou noutra estação.
A Praia e os Passadiços do Gameiro podem ser os destaques principais do Parque Ecológico, mas não são os únicos. Uma visita ao Fluviário de Mora, um dos maiores aquários da Europa dedicado aos ecossistemas de água doce, é um programa excelente para toda a família. Para os mais novos que gostam de atividades radicais, existe ainda o Parque de Arborismo, um parque de aventuras que integra um percurso no topo das árvores com escalada, atravessamento de pontes de corda e de madeira e slide.
Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e a minha página de Instagram
Comentários