Gamla Stan o antigo centro da cidade, fica localizado numa dessas ilhas. Esta área é uma parte especial da cidade e destaca-se pela sua arquitectura colorida, ruas estreitas e igrejas centenárias. Muitos edifícios antigos foram maravilhosamente remodelados e enriquecem ainda mais a cidade velha.
Por aqui não faltam óptimos cafés e restaurantes e é um prazer perdermos-nos pelas suas ruas encantadoras ou fazer uma pausa num bom restaurante ou café.
A pastelaria sueca é deliciosa. Esqueçam as almôndegas do IKEA e se forem a Estocolmo experimentem antes os deliciosos doces de canela ou noz ou então uma fatia de bolo de princesa, acompanhados por um café cremoso. Os suecos chamam a esta combinação de café e um doce de "fika". Experimentem e vão ver como é bom!
A Suécia possui uma forte cultura de consumo de café. Passeando pela cidade, notamos que os cafés são omnipresentes. Devido à sua paixão e amor por esta bebida, eles desenvolveram as suas próprias marcas. Em Estocolmo, acho que existem apenas Starbucks na estação ferroviária central e no aeroporto.
Os suecos são discretos, não muito extrovertidos, mas amigáveis e têm muito estilo, característica que transparece na decoração e no design dos espaços públicos que visitamos.
Todos em Estocolmo falam bem inglês, mas se fizermos um esforço para aprender algumas palavras simples no idioma local, como olá, adeus ou obrigado, vai ser mais fácil fazer amigos.
Bairros e lugares a visitar
Enquanto lá estive deambulei por muitos bairros da cidade, visitando museus, aproveitando os parques e andando de barco para explorar as várias ilhas do arquipélago de Estocolmo.
Visitei o Observatorielunden, um parque localizado numa colina ao lado do Observatório da Velha Estocolmo, que oferece a melhor vista da cidade.
Na parte central da cidade gostei de Norrmalm, uma área encantadora com lojas locais e internacionais. A Espresso House em Drottninggatan é o café onde devem parar se quiserem descansar um pouco.
A Câmara Municipal de Estocolmo, localizado junto ao Stadsparken, é um edifício interessante que possui um bonito jardim.
Södermalm é um dos bairros mais populares de Estocolmo, com uma atmosfera criativa e descontraída, e uma oferta variada de lojas de roupa, lojas vintage, galerias e lojas de design, bem como cafés e bares com decorações interessantes. Aqui também estão dois dos melhores miradouros da cidade: Fjällgatan e Monteliusvägen.
Hammarby Sjöstad, que podemos traduzir por Hammarby Cidade Marítima ou Hammarby Cidade do Lago, é a área mais moderna e nova de Estocolmo. Faz parte do distrito de Södermalm. É um lugar bonito para terminar o dia a ver o pôr-do-sol porque é cercada por água e canais.
Dos museus, gostei particularmente do Skansen, o primeiro museu ao ar livre do mundo, fundado em 1891. Aqui podemos percorrer cinco séculos de história sueca e ter uma noção real do seu passado. O museu dedicado aos ABBA é bastante divertido.
Mais de 400 parques!
Há parques como Millesgården, com esculturas criadas pelos artistas Carl e Olga Milles, e parques que oferecem entretenimento e actividades para famílias e crianças, como o Aspuddsparken, com um parque infantil e piscina.
Kungsträdgården, o parque mais antigo da cidade, tem jardins bem cuidados, a Fonte Molins, construída em 1873, e cafés.
Djurgården é outro oásis de tranquilidade no centro de Estocolmo, que engloba um grande parque, vários museus, um jardim zoológico e outras atracções.
No Rålambshovsparken, podemos desfrutar de entretenimento (no anfiteatro que tem capacidade para 5.000 pessoas), jogar futebol, fazer exercício ou andar de skate.
Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook
Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World
Comentários