Dá imenso gozo aproveitar a frescura da água do rio Alva na praia fluvial de Sarzedo, próximo de Arganil, ou descansar numa sombra do parque e ver a rotina do mundo a passar na ponte.
Martim Branco é uma das Aldeias do Xisto e preserva a sua arquitectura tradicional. Fica próximo de Almaceda, no concelho de Castelo Branco e tem pouco mais de duas dezenas de habitantes. Um sossego.
A Barroca é uma das Aldeias do Xisto, faz parte do concelho do Fundão e a herança do último século deixou uma profunda dualidade. É uma aldeia rural, namora o rio Zêzere que lhe dá nutrientes para alimentar um solo pobre e, ao mesmo tempo, é influenciada pela intervenção do homem na extração mineira
A praia Fluvial de Fornelos, no concelho de Santa Marta de Penaguião, é uma piscina natural resultante de um açude que trava as águas do Rio Aguilhão. Dá frescura às gentes do Marão.
A imagem do rei D. Sebastião acompanhado de um cão é um dos retratos mais conhecidos em Portugal. Tem igualmente uma forte carga mitológica associada ao “desejado” mas foi concebido para seduzir uma pretendente a rainha de Portugal.
No maior concelho português temos uma das maiores albufeiras da Europa. A grandeza fica completa se acrescentarmos que a barragem de Santa Clara é um reconfortante paraíso na torreira do verão alentejano.
A Praia Fluvial do Gameiro é um paraíso no Alentejo, em particular nos dias quentes de verão. A praia está inserida num parque que oferece lazer e contacto com a natureza praticamente durante todo o ano, mas é no verão que é mais procurada.
O Poço Azul é uma obra inacabada da Natureza. É um refúgio em construção há milhares de anos e que está em permanente evolução. Oferece-nos o encanto selvagem de uma piscina natural e a frescura da água da ribeira.
A caminho de Manteigas, numa das entradas da serra e já com a altitude nos 521 metros, vamos refrescar-nos no meio da natureza e sentir a pureza da água do rio Zêzere, cuja nascente é apenas a alguns quilómetros a montante.
Janarde é uma pequena aldeia do concelho de Arouca que preserva fortes traços do universo rural e está num lugar isolado. Serras cercam o vale. Estamos rodeados de natureza e de silêncios.
Os relatos de viagens estão cheios de hipérboles e uma das inspirações é em Algodres. Estamos a 700 metros de altitude, no topo de uma encosta, e o miradouro do alto da vila é uma das varandas com melhor vista para a serra da Estrela. Mas não só.
Duas paredes escarpadas, cada uma com cerca de 170 metros de altura, funcionam como portas. Estreitam a passagem do rio Tejo e criam um lago que em alguns momentos é um espelho e dá mais encanto à beleza do lugar.
A emancipação da Sé de Braga e a criação de uma catedral no nordeste transmontano originou uma disputa entre Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Miranda do Douro. Três igrejas imponentes. Hoje, vamos conhecer a de Torre de Moncorvo, que se destaca pela beleza e pelo enquadramento urbano, n
O Museu das Trilobites, no concelho de Arouca, dá-nos a conhecer duas histórias fantásticas. De paixão pela descoberta e salvaguarda de um património único.
A Concatedral de Miranda do Douro partilha com o mirandês, os pauliteiros e a Capa de Honra as marcas da Terra de Miranda. Passou a Sé depois de disputa com Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo, três templos inovadores e imponentes no Nordeste Transmontano.
O vulcão dos Capelinhos é uma paisagem sem paralelo em Portugal e até em todo o oceano Atlântico. Cerca de 2 km2 de terra que têm apenas 60 anos. Junta-se o Centro Interpretativo, que está soterrado, para nos sentirmos dentro do vulcão.
A região de Carenque, próxima de Lisboa, é um livro de História. Um dos registos mais antigos é o das pegadas dos dinossauros de há 90 milhões de anos. Mais próximo de nós, mesmo assim, há cerca de seis mil anos, temos a Necrópole de Carenque ou do Tojal de Vila Chã.
São 25 hectares que escondem uma enorme cidade romana e, só muito lentamente, com trabalhos arqueológicos no verão é que se descobrem os segredos de Ammaia, que repousa entre a Serra de São Mamede, Marvão.
Vamos descobrir os segredos de Sarilhos Grandes. Ver e participar na descoberta. Mesmo sem termos grandes conhecimentos de arqueologia podemos contribuir para a revelação da necrópole de Sarilhos Grandes, numa ermida e em redor da igreja de S. Jorge.
É frequente visitantes chorarem quando tocam nos livros. O escritor e a sua obra ainda são uma fonte de emoções fortes. Conheça a terra natal de José Saramago.
A surpresa está escondida depois de um pequeno riacho. É uma reação ambígua. As enormes pedras que dão a monumentalidade à anta e a ideia de ser perene provocam também a sensação de um equilíbrio instável.
Nas várias visitas ao Cromeleque dos Almendres mantém-se o efeito de surpresa, fascínio, mistério e também alguma graça pela forma e disposição das pedras.