O Aqueduto das Águas Livres foi construído tarde, rapidamente se percebeu que era insuficiente para resolver o problema da falta de água em Lisboa, mas é uma das obras que marca a cidade e das poucas que sobreviveu ao terramoto de 1755.
A Serra de Montejunto é um refúgio a cerca de 50 km de Lisboa. É um abrigo para pessoas, animais e plantas. Está entre o mar e uma zona agrícola com forte intervenção humana.
Os objetos em junco estão a ganhar novas formas e design num esforço de revitalização. Este tipo de artesanato ficou na memória de muitos através das esteiras e das ceiras muito coloridas, em vermelho ou verde.
Numa volta em redor do Mercado Retalhista de Vila Franca de Xira consegue-se uma imagem panorâmica da vida económica e etnográfica desta região há um século atrás.
Estamos na época das cerejas. Mas, este ano, não tem sido um processo fácil. O tempo não ajudou na produção e a pandemia dificulta o escoamento da pouca que, em algumas zonas, se salvou da intempérie do final de maio. Um contexto que reforça uma atitude solidária e de descoberta de paisagens e tradi
Candal impressiona logo à primeira vista. A forma como as casas estão integradas na serra, a sua disposição e os materiais de xisto e madeira fazem um retrato que se torna ainda mais interessante em dias de nevoeiro.
Almeida mantém-se como uma vigorosa fortaleza. No passado, a estrutura em hexágono protegia da guerra, dos invasores espanhóis e franceses. Hoje, a muralha preserva a identidade e um fabuloso património.
Elvas tem o maior sistema de defesa com baluartes do mundo. Recorrendo a uma metáfora, podemos dizer que é uma cidade à prova de bala ou a tiro de canhão. Na ficção científica seria "a base da Guerra das Estrelas". A "joia da coroa", o Forte da Graça, reabre ao público a 3 de junho. O castelo já é
O Mira é um dos poucos rios em Portugal que corre para Norte. Tem 130 km de extensão, entre a serra do Caldeirão, no concelho de Almodôvar, e a foz em Vila Nova de Mil Fontes. Atravessa a planície amarela, também chamada de estepe cerealífera, e os últimos 32 km, de Odemira até à foz, fazem parte do
O Sado é um rio tipicamente alentejano. Resiliente, sereno e de convicções fortes. De tal modo que é dos poucos rios portugueses que corre de Sul para Norte. Nasce no Baixo Alentejo, na serra da Vigia, próximo de Ourique. Percorre depois 180 km pelo Alentejo Litoral até desaguar no oceano em Setúbal
Pêro da Covilhã partiu há poucos mais de 500 anos de Portugal continental, a pé, e percorreu os principais portos até chegar à Indía. Foi recolher informação para, poucos anos depois, Vasco da Gama concretizar a via marítima da Rota das Especiairias, seguindo os dados recolhidos pelo que é considera
Dois rios que correm para Norte juntam-se em Soure e ganham força até à confluência com o Mondego. A mesma função teve o castelo que pertencia à linha de defesa de Coimbra. Os rios Anços e Arunca mostram maior resistência e, por vezes, maior rebeldia ao controlo dos homens, com inundações em áreas h
Alares, Soalheiras, Cobreira ficam no fim do caminho. É o "fim do mundo" das serras e coutos de Portugal. Depois, só o Tejo e a fronteira. Com a agravante, faz agora um século, a Guerra do Montes obrigou ao abandono de Alares.
É um filme de fantasmas e o enredo desenrola-se entre o Terreiro das Bruxas e a aldeia Quarta-feira. Os protagonistas são um castelo fantasma e águas radioativas.
Donfins é uma aldeia desertificada. Parece um museu "in situ", como se as pessoas tivessem saído de um momento para outro. Pertence à freguesia de Jarmelo de S. Pedro, concelho da Guarda, que agrega cerca de uma dezena de aldeias com apenas três centenas de habitantes.
No Mercado do Livramento, em Setúbal, o comércio é erudito e diverso. Espontâneo no linguajar dos vendedores e suave no traço dos milhares de mosaicos que contam a vida de Setúbal.
Foram 1620 os dias da Segunda Grande Guerra e são também 1620 as badaladas que são tocadas um pouco antes das 15h na Torre da Paz, em Benfeita, no concelho de Arganil, que todos os anos evoca o fim da II Guerra Mundial. O conflito terminou há 75 anos.
Há cerca de 500 anos era com preces a São Roque que os lisboetas se sentiam protegidos da "peste". A relíquia do santo, que veio de Veneza, deu origem a uma ermida que meio século depois foi demolida para se construir a atual igreja de São Roque, no Bairro Alto, em Lisboa.
O ananás é um dos produtos mais conhecidos dos Açores. Na ilha de S. Miguel, é frequente ver grandes extensões de estufas. Quando as plantas estão em flor formam um imenso colorido.
O historiador José Hermano Saraiva aborda as paixões que marcaram a vida do poeta na obra "A Vida Ignorada de Camões". Seguimos esse percurso à procura de Violante Andrade e do "Amor é fogo que arde sem se ver". O historiador refere que em Algodres há um retrato de Violante.