O Parque Ecológico do Gameiro é inclusivo e também a praia. Dá para todos. De várias idades, gostos, interesses e até para os friorentos a entrar na água. Um deles, é o presidente da câmara de Mora, Luís Matos, que diz não recear entrar na água porque “a temperatura é temperada".
"Ronda os 23, 24 graus e até 25 graus, depende dos dias de calor, e apetece estar lá dentro. Eu sou friorento ao entrar na água, mas ali não. Entra-se bem e é uma praia praticamente natural.”
A praia está envolvida pela natureza, fora dos espaços urbanos e, seguindo ainda as palvras de Luis Matos, “é uma pequena zona que permite às pessoas refrescarem-se tranquilamente. É uma zona que preservamos e procuramos dar algum carácter de praia fluvial, embora não o seja. O rio Raia praticamente não tem poluição. Quinzenalmente são feitas análise à agua pela autoridade de saúde do concelho e nunca foi impedida a utilização para banhos.”
Nos últimos anos colocaram areia, há muitas árvores e sombras junto à água, dá para toda a família e sem problemas de maior. “É uma área que não tem fundões ou situações semelhantes. Uma pessoa pode ir com pé até cerca de 20 metros, sem qualquer problema.”
O ambiente é de sossego. Só quando nos aproximamos do açude do Gameiro é que se ouve o som forte e contínuo da água a cair de mais de uma dezena de metros de altura.
Nas proximidades não há espaços urbanos e a construção próxima mais relevante é o Fluviário de Mora.
Não é uma praia fluvial muito procurada e pode-se ainda fazer canoagem.
Está inserida no Parque Ecológico do Gameiro que aproveita o ambiente natural e as bonitas paisagens envolventes ao rio Raia que, um pouco mais à frente, vai dar origem ao Sorraia.
O Parque foi inaugurado há quase duas décadas e toda a estrutura é inclusiva. “O Parque foi construído sobretudo em madeira. As escadas, o bar , o estacionamento... Estamos a falar de há 18 anos e já nessa altura houve a preocupação das acessibilidades. Qualquer pessoa com mobilidade reduzida que vá ao Parque Ecológico do Gameiro pode chegar a todo o lado. É uma zona muito silvestre e um local paradisíaco.”
Uma das ofertas mais interessantes é um percurso pedestre de 5km e com duas partes bem distintas. Parte do caminho é no campo, com a flora e a temperatura tipicamente alentejana. A outra parte, de 1,5km, é num magnífico passadiço de madeira que acompanha o rio.
“Pode-se contemplar a fauna e a flora fluvial. É uma zona tranquila, com muita paz. Ouvir os pássaros. É extraordinário".
É fácil de fazer o percurso pedestre. Tem algumas sombras e sente-se o contacto com a natureza. Quem quiser fazer algum esforço pode subir uma colina e ir até à torre de observação e ter uma vista geral do Raia.
Ao longo do percurso encontramos informação sobre a fauna e flora fluvial que nos cerca.
O acesso ao Parque Ecológico é muito fácil. Está a cerca de 5km de Mora, ao lado do Fluviário.
Praia Fluvial do Gameiro é um dos paraísos no Alentejo faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Comentários