O Petit Patê de Nîmes é uma especialidade da gastronomia tradicional da cidade de Nîmes na França. É basicamente um pastel feito com massa quebrada e recheio de patê de carne de porco e vitela.
A Colorado Mountain Pie Pizza é um tipo de pizza americana, assada em forno de lenha, que apresenta uma crosta espessa, trançada e uma “montanha” de coberturas. No final, as bordas da crosta, que por hábito são deixadas para trás, podem ser adoçadas com mel, convertendo-se numa sobremesa.
Se não vai viajar em primeira classe mas tem curiosidade em saber o que se come nesta área exclusiva, pode provar um dos vários pratos servidos pela companhia aérea Emirates. A Emirates iniciou 2023 com o “Veganuary" e partilhou a sua receita de Tarte de Courgette para que, quem quiser, possa fazer
Picante, "hot" ou "spicy". Se for visitar algum destes países, prepare-se para encontrar uma gastronomia que encontra nos temperos "quentes" os seus maiores aliados. Se é um amante da comida com muita pimenta e outras especiarias, viaje nestes sabores.
Kung Pao é um dos pratos clássicos da culinária chinesa. A receita é muito antiga e na sua origem está uma pequena história — a história de Ding Baozhen, um homem que viveu durante a Dinastia Qing e serviu como oficial do governo em várias províncias.
Zwiebelrostbraten, um prato típico da cidade de Viena, é basicamente um bife de lombo servido com anéis de cebola frita, molho de natas e batatas salteadas, mas é cheio de sabor e transmite o conforto como só uma boa comida caseira consegue passar.
A frigideira é um pastel de massa folhada, redondo, com recheio de carne picada. A cobertura, estaladiça porque é ligeiramente tostada, esconde uma receita típica da cidade de Braga e cuja origem é atribuída ao restaurante Frigideiras do Cantinho.
A frase do título é de um cliente habitual dos folhados de Loulé. Quando estávamos “embriagados” pelo aroma do doce acabado de fazer. O creme de ovos a derreter também derretia o nosso apetite.
As queijadas fazem parte da doçaria tradicional alentejana, em especial de Serpa. O sabor das queijadas é suave como também o tom da cor amarela que cativa o nosso olhar. Há várias formas de confecionar e é possível encontrar quem faça de modo tradicional.
Este prato, que se diz ter sido criado para o Papa Pio XII no final dos anos 1930, é uma espécie de versão mais “rica” do fettuccini à carbonara. É servido em muitos restaurantes de Roma, próximos da cidade-estado do Vaticano, e é preparado com natas, parmesão e presunto em vez da pancetta ou do bac
O pastel de feijão do Patronato é uma das “relíquias” de Mangualde. Com um sabor inigualável o pastel tem ainda um papel fundamental no apoio a uma instituição de solidariedade social.
O legado conventual tem uma forte influência na doçaria de Beja e um dos doces mais afamados é o porquinho. “É o doce emblemático do café pastelaria Luiz da Rocha e da doçaria regional. Corre mundo pela mão dos nossos emigrantes.”
Esta cremosa sopa pode ser encontrada em restaurantes por toda a Islândia, mas é especialmente comum nas mesas de Natal. É uma entrada deliciosa, perfeita para servir em ocasiões festivas.
A Gamelinha de Góis tem um recheio saboroso, não é muito doce e a cor amarela cativa de imediato o nosso olhar. Tem a forma de uma gamela e está associada a costumes e tradições locais.
Prato popular, de origem muito antiga, o cassoulet junta as famílias de Carcassonne à mesa. É preparado com produtos locais e cozinhado num prato de barro de Issel chamado de “La Cassola”.
O roteiro é doce e com história. Envolve ingleses e o penichenses. Como estamos em Peniche, o esperado é começarmos pelas sardinhas. Mas, desenganem-se, são doces.
Vamos dar a volta ao mundo para trazer à mesa alguns dos pratos especiais e tradicionais na época mais festiva do ano. Da Grécia ao México, fique a conhecer algumas das delícias gastronómicas em vários destinos.
Na noite de Natal juntamos a família à mesa e deliciamo-nos com pratos que são comuns ao longo dos anos mas que sabem sempre bem! Por cá temos o bacalhau, as rabanadas, os mexidos e a aletria. Mas como serão compostas as mesas nos outros países? Partilhamos convosco alguns pratos de várias nacionali
Além do já famoso vinho quente, por toda a Europa multiplicam-se as bebidas tradicionais da época natalícia. Servidas quentes, com chantilly e muito álcool fazem parte da cultura europeia.