Maria Guerreiro, que tem uma loja de produtos regionais, a Casa de Artesanato, foi-me indicada como uma boa conhecedora das queijadas de Serpa porque, como ela diz, procura as que são feitas na versão mais original possível.

Por isso, os ingredientes devem ser: requeijão tradicional, ovos não pasteurizados, banha e o menos possível de farinha. A “forma deve ser em folha de Flandres. Em Serpa há vários fabricantes, todos eles são bons, o que varia é a forma como fabricam.”

As que são feitas de forma mais tradicional são mais difíceis de encontrar, “Em Serpa deve haver três pessoas a fabricar.”

A origem das queijadas de Serpa é um pouco difusa e no fio do tempo, uma das referências é a dona de uma pensão que fazia bolos. “Sei que pelo menos duas pessoas aprenderam com a senhora Clotilde que tinha uma pensão e fazia bolos. Ela preservou a forma tradicional de fazer queijadas de Serpa.

Queijadas de Serpa
Maria Guerreiro créditos: andarilho.pt

Nas vivências de Maria Guerreiro há ainda a memória da venda ambulante. “Eu lembro-me de quando era pequena de uma senhora, “Machadinha”, que vendia bolos porta a porta e foi quando comecei a tomar conhecimento das queijadas. Tinha também pasteis de gila. Eram famosos.”

Queijadas de Serpa
créditos: andarilho.pt

Na tradição da doçaria regional, a queijada é mais recente, posterior a outro tipo de bolos com ingredientes mais simples. “A maioria derivava do pão. As popias, biscoitos e bolos folhados. Com a abundância do requeijão foi integrada a queijada na lista da doçaria tradicional.”

Queijadas de Serpa
créditos: andarilho.pt

A produção caseira era habitual, mas só em algumas casas.  “A queijada era um doce de casas mais abastadas. Os doces derivados do pão como as popias, biscoito e bolho folhado eram das casas do povo, mais pobres. A queijada e a taça de requeijão eram mais nas casas abastadas.”

Queijadas de Serpa
créditos: andarilho.pt

A loja de Maria Guerreiro fica na rua dos Cavalos, no centro histórico de Serpa.

Na rua há uma confeitaria com produção própria e no final, na praça da República, encontra-se outra confeitaria que produz as queijadas.

Queijadas de Serpa
créditos: andarilho.pt

As tradicionais queijadas de Serpa faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.