Jornalistas, migrantes e viajantes eclécticos – gostamos de descobrir. De somar histórias, memórias, amizades ou simples encontros que deixam marca. As viagens têm alma.
Acredita que um padre tivesse 299 filhos? É uma lenda que em Trancoso foi vivida como verdadeira e os residentes até se orgulhavam de poderem ser descendentes do padre Costa.
As amendoeiras em flor dão um forte colorido branco e rosa ao concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. Esta é uma época especial, com muitos visitantes e várias iniciativas no âmbito da festa Rainha das Amendoeiras em Flor que termina no próximo domingo, 11 de Março.
É uma das mais belas paisagens do Norte de Portugal e pode ser vista apenas durante algumas semanas. As amendoeiras em flor dão um colorido branco e rosa que marca o fim do tempo invernoso. Venha descobri-las em Vila Nova de Foz Côa.
Estamos a mais de 70 metros de altura e ao lado do tabuleiro rodoviário da Ponte 25 de Abril. Dentro de uma plataforma de vidro que está suspensa. É uma caixa de vidro e de vertigens que nem todos querem experimentar.
O Alto-Douro e o Ribacôa têm nesta altura uma das mais belas paisagens do Norte de Portugal. As amendoeiras em flor dão um colorido branco e rosa que marca o fim do tempo invernoso. Esta paisagem pode ser vista apenas durante algumas semanas. Habitualmente, termina em meados de Março e toda a região
Kompong Phluk é Ásia. Calor, água, pessoas em contextos difíceis a lutarem pela sobrevivência e a deslumbrante beleza natural conjugada com o engenho humano.
Os templos de Angkor são fascinantes. No plano religioso não há igual. São tão deslumbrantes como a sua história que foi inicialmente registada por um frade português para quem este é ponto máximo do génio humano.
Kolmanskop é uma cidade-museu. Recorda os tempos da febre dos diamantes. Da extração mineira, da ilusão da fortuna e da ganância. Foi um sonho ou um luxo para muita gente. Agora, são ruínas engolidas pela areia. Um deserto de ambições.
Uma calçada romana sobe a Gardunha, orienta-nos pelo interior labiríntico da aldeia e transporta-nos por uma história de séculos que nos vai levar ao céu no Palácio do Picadeiro. Sim, ao céu.
Punta Arenas fica no sul do Chile, onde termina a "ruta del fin del mundo" e é a segunda cidade mais ventosa do planeta. No inverno, há cordas em alguns lugares mas no verão é aprazível. É a base para as viagens no sul da Patagónia chilena, a par de Puerto Natales.
Porvenir fica na Terra do Fogo chilena, numa ilha no extremo sul do continente americano. Para lá da "ruta" do fim do mundo porque para aqui chegar tem de se atravessar o Estreito de Magalhães. É também a terra dos Selknam, um povo extinto na segunda metade do século XIX.
Na patagónia chilena, mesmo no fim do continente americano, chamam "Inútil" a uma baía porque era muito baixa e os barcos encalhavam. Mas não é, de todo, inútil: é o local de visita do Pinguim Rei, uma das espécies mais divertidas dos pinguins.
"Olá Pinguin. Estás a apanhar sol aqui à minha frente mas não te posso cumprimentar". Os guias e as recomendações do Parque não permitem o contacto físico mas muita gente não resiste. Por pouco não tiram selfies. São centenas de pinguins, "vestidos de preto e branco", e com pouco mais de meio metro
Inesquecível. A memória visual selecciona milhões de imagens da Patagónia e a de Torres del Paine é uma das preferidas. Porque é singular, bela e geradora de um profundo bem-estar interior. Percebe-se porque era um lugar sagrado para povos locais.
Chegar de avião a Calafate já revela muito do que nos espera: a natureza domina nas formas e nas cores, o elemento central é a água, de cor azul esmeralda. Primeiro com o Lago Argentino, depois com Perito Moreno e os restantes glaciares. Espantoso e inesquecível.
Caminhar no Perito Moreno é uma jornada inesquecível. A sensação de estar numa superfície enorme e ao mesmo tempo muito sensível, beber água que pode ter milhões de anos, o som dos grampos a passar sobre o gelo... É uma das experiências que se tem de fazer para a vida ficar mais completa.
Milhares de jovens vão para a Patagónia fazer trekking e aventura. Outros preferem caminhar no Perito Moreno. Para os menos aventureiros, o projeto favorito parece ser o da navegação no Lago Argentino para verem o Upsala, um dos maiores glaciares da América do Sul, e o Spegazzini que tem uma frente
É uma cidade cheia de vida. Dia e noite. Sentem-se as particularidades da comunidade portenha com forte marcas culturais e em particular o prazer de viver.
A "Victoria Falls Bridge" tem uma história fascinante e é de visita obrigatória para quem vai às cataratas. Para alguns, é um ponto de passagem entre a Zâmbia e o Zimbabwe. Para outros, é para sentir a adrenalina de um salto com cordas de mais de uma centena de metros.
Somos uma leve gota de água. É esta a sensação ao voar num ultraleve por cima das cataratas de Victoria Falls e no meio da nuvem de vapor de água criada com a queda de milhões de litros de água por segundo.
Belo Horizonte foi inaugurada em 12 de Dezembro de 1897. Foi uma das primeiras cidades planeadas no Brasil. Perspetivaram para a capital de Minas Gerais 200 mil habitantes mas hoje a metrópole tem três milhões.