A CP tem um programa especial dedicado às Amendoeiras em Flor com uma viagem de comboio, todos os sábados, até 24 de Março. É ida e volta de comboio entre Porto Campanhã e a estação do Pocinho. Há depois um percurso rodoviário que se pode escolher de uma oferta de 3 rotas.
Algumas concelhos têm festas e muitas atividades programadas para esta altura em que juntam muitos visitantes.
Foz Côa intitula-se a Capital das Amendoeiras e a Festa das Amendoeiras em Flor e dos Patrimónios Mundiais termina no dia 11 de Março com um desfile com mais de meia centena de carros com motivos etnográficos da região e promovidos por várias associações locais envolvendo mais de 1500 pessoas.
O concelho de Vila Nova de Foz Côa tem mais de mil amendoeiras e tem agora uma paisagem de encantar em particular nos vales do Douro e do Côa.
Há vários miradouros de onde se pode contemplar a paisagem das amendoeiras em flor. João Paulo Lucas, vereador do Turismo de Vila Nova de Foz Côa, destaca a paisagem junto ao Museu do Côa e recomenda que se suba até ao cimo do próprio museu.
Figueira de Castelo Rodrigo intitula-se a Rainha das Amendoeiras em Flor e também organizou uma festa para assinalar as amendoeiras em flor e termina igualmente a 11 de Março. Há passeios a alguns locais com muitas amendoeiras como por exemplo Escalhão e Barca d’Alva.
Um outro percurso é a Castelo Rodrigo, uma das mais bonitas Aldeias Históricas e que nesta altura tem um amendoal a colorir toda a zona envolvente das muralhas.
Helena Sousa, do Cantinho do Café, diz que quando estas amendoeiras começam a ter flores é habitual visitantes e residentes ficarem fascinados e dizerem “Castelo Rodrigo já floriu”. No centro histórico há também amendoeiras em quintais de várias casas e acrescentam novas cores às muralhas que estão classificadas como Monumento Nacional.
As Amendoeiras em Flor vão ser o tema de uma semana da segunda edição do Vou Ali e Já Venho que começa muito em breve.
A foto em destaque é da autoria de Ágata Barandas Noa.
Comentários