Jornalistas, migrantes e viajantes eclécticos – gostamos de descobrir. De somar histórias, memórias, amizades ou simples encontros que deixam marca. As viagens têm alma.
Os bordados de Nisa são muito afamados e alguns até vestem rainhas. É o caso de Letícia. A rainha de Espanha tem uma das capas de arte aplicada em feltro que são muito conhecidas no estrangeiro. Antes, as capas e cobertores eram exportados quase em exclusivo para os EUA. Agora, a maior parte vai par
Os frades eremitas descalços gostam muito das praias de Torres Vedras. Dizem que andam por lá talvez há um milénio. Hoje, marcam presença com o legado de um seminário, o Convento dos Agostinhos e com outro edifício que está em ruínas, junto à praia de Santa Rita.
S. Jorge é conhecida como a ilha da tecelagem e as colchas de ponto alto são as mais afamadas. Estão espalhadas por todos os continentes, seguiram a diáspora açoriana e algumas têm mais de um século.
O topo da serra de Montejunto exerceu um grande fascínio junto das comunidades religiosas e ainda hoje é lugar de fé com duas romarias. Uma delas é das mais conhecidas, à Capela da Nossa Senhora das Neves.
Os narcisos enchem de amarelo a ponte de Olivença ou da Ajuda no outono, conquistando a travessia que foi dinamitada por espanhóis em 1709 na sequência da Guerra da Sucessão espanhola.
São vários os protagonistas que contribuíram para o rejuvenescimento da industria têxtil na serra da Estrela, nomeadamente com a modernização do burel. Um dos protagonistas dessa revolução foi uma fábrica de Manteigas, a Burel Factory.
A seda e o linho cru são o casal perfeito nas mãos das bordadeiras de Castelo Branco. A arte e os fios de seda dão cor e brilho intenso aos motivos desenhados no linho cru.
Ver dúzias de bilros pendurados numa almofada com os fios que contornam alfinetes e seguem os desenhos em papel de cartão já causou alguma perplexidade perante a aparente complexidade da tarefa. Maior foi a admiração ao ver a senhora Natilde a fazer a renda em movimento de mãos acelerado e a cruzar
A Serra das Mesas e a Serra da Porra pertencem à Malcata. Por motivos vários, essencialmente devido à morfologia de cada uma delas, são conhecidas como se tivessem identidade própria.
Mateus Miragaia é o único ferreiro que em Portugal ainda faz tesouras para tosquia. A produção é diminuta, mas isso não esmorece o seu espírito de humor e o prazer de mostrar como se domina o fogo e os metais.
A Oficina de Tecelagem de Mértola é um bom lugar para se ver uma parte importante do ciclo da lã. Além de serem feitas as tradicionais mantas de lã, podemos ainda ver um processo que já é raro: cardar e fiar a lã.
Desta quinta-feira a domingo, o Festival Fartura vai, pela terceira vez em Portugal, dar a conhecer um dos patrimónios mais saborosos dos estados de Minas Gerais e Ceará que se destacam pela sua rica gastronomia.
Em todo o país há cerca de 70 edifícios com arquitectura simples e com uma fachada encimada com frontão triangular e em todos eles está escrito "24 de Março de 1886". É a data da morte do Conde de Ferreira e todos estes edifícios foram escolas primárias construídas com dinheiro do conde.
As boas-vindas são dadas em verso e conforme se vai caminhando pela aldeia de Gouveia do concelho de Sintra vamos descobrindo pessoas e lugares através de versos colocados nas paredes e muros.