Era hábito em muitas aldeias portuguesas as pessoas fazerem o seu presépio com musgo que era apanhado no campo e também ajudarem no presépio da igreja.

Presepios Evora
créditos: Andarilho

Foi assim que o Major-General Canha da Silva e a sua mulher, Fernanda Canha da Silva, se iniciaram no gosto pelos presépios.

Presepios Evora
créditos: Andarilho

Mais tarde, em 1973, Canha da Silva comprou a um artesão de Estremoz a primeira representação do nascimento de Jesus Cristo e nunca mais parou ao longo de 40 anos. O casal recolheu uma coleção de quase 3 mil presépios de cerca de 80 países.

Presepios Evora
créditos: Andarilho

O Padre Manuel Ferreira é o pároco da igreja do antigo Convento de S. Francisco em Évora, onde está exposta uma parte significativa da enorme e interessante coleção, “nas galerias por cima das capelas laterias desta monumental igreja de S. Francisco temos duas exposições da coleção.

Presepios Evora
créditos: Andarilho

Uma permanente e outra temporária que foi inaugurada no princípio de Dezembro e vai até Outubro deste ano. O tema é a “Representação do Presépio em Pratos e Medalhistica”.

Presepios Evora
créditos: Andarilho

Na faiança e nas medalhas podemos ver algumas representações do nascimento de Cristo e são peças nacionais e internacionais. São mais de 150 pratos de porcelana e uma centena de medalhas.

Nos anos anteriores a coleção temporária foi dedicada ao Norte de Portugal, Alentejo e África. A exposição nestas galerias teve início em 2016 após as profundas obras de conservação e restauro do antigo Convento de S. Francisco.

Presepios Evora
créditos: Andarilho

Na exposição permanente, com cerca de 400 presépios somos também surpreendidos com a criatividade de artistas de quase todos os continentes.

Presepios Evora
créditos: Andarilho

Num olhar um pouco mais atento, pelos materiais, pela forma ou cores descobrimos facilmente a proveniência das peças.

Presepios Evora
créditos: Andarilho

O Padre Manuel Ferreira dá o exemplo dos artesãos africanos que são muito expressivos, “ao esculpirem um presépio procuram colocar nele muita espiritualidade”.

Presepios Evora
créditos: Andarilho

O primeiro presépio foi feito há cerca de 800 anos, da autoria de Francisco de Assis, em Itália.

Presepios Evora
créditos: Andarilho

“O nascimento de Jesus Cristo sempre suscitou muita curiosidade, sobretudo a partir do momento em que S. Francisco de Assis, em Greccio, fez a primeira representação do presépio. Foi numa gruta com um menino verdadeiro, uma vaca e um burrinho. A partir de então espalhou-se por toda a Igreja esta devoção, esta forma de representar o Deus feito homem encarnado no meio da humanidade.”

Presepios Evora
Um dos presépios no terraço de uma das alas do Convento e com vista para Évora créditos: Andarilho

As galerias onde estão os presépios dão acesso ao terraço do Convento onde temos uma vista panorâmica da cidade de Évora.

Alguns presépios também estão no núcleo museológico. Faz parte ainda parte do Convento de S. Francisco a Capela dos Ossos que é igualmente muito procurada por visitantes.

Aqui encontra informação sobre os horários das visitas.

Presepios Evora
Padre Manuel Ferreira na Igreja de S. Francisco créditos: Andarilho

Presépios de todo o Mundo faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.