Fica a sul da praia de Santa Cruz e o miradouro natural aproxima-se do imenso areal dourado que contrasta com as arribas rochosas (na foto acima).

Antero de Quental vinha aqui com frequência, como também Kazuo Dan, um famoso poeta e romancista japonês que se apaixonou por Santa Cruz e onde viveu quase um ano. Um outro escritor e poeta que se apaixonou pela praia de Santa Cruz foi João de Barros.

Estes são alguns dos mais notáveis homens de letras que tiveram uma forte ligação com esta praia e que, em alguns casos, expressaram essa paixão através de poesia.

Kazuo Dan ficava fascinado com o sol poente. João de Barros disse que era um dos mais “fascinantes lugares de repouso e sonho que existe no Mundo.”

Poetas em Santa Cruz
O passeio dos Poetas percorre alguns dos lugares que marcaram os autores créditos: Who rips

É esta relação de Santa Cruz com os escritores pode ser vista e sentida no Passeio dos Poetas. É um roteiro que passa por alguns lugares preferidos dos poetas, em especial miradouros e as escadinhas que dão acesso à praia.

Poetas em Santa Cruz
Antero de Quental créditos: Who rips

A Câmara de Torres Vedras também tem evidenciado esta relação com a construção de estátuas e monumentos. É o caso de Antero de Quental que está sentado em frente de uma capela a olhar o mar. Percebe-se que está descontraído, de perna traçada, sozinho e a contemplativo.

Poetas em Santa Cruz
créditos: Who rips

Não muito longe está o monumento dedicado a Kazuo Dan. Numa pedra, de frente para o Atlântico, está escrito um poema dedicado a Santa Cruz. Está escrito em português e em japonês.

Poetas em Santa Cruz
Homenagem a João de Barros créditos: Who rips

No Largo João de Barros, com uma ampla vista para o norte da costa está um outro monumento e de maiores dimensões. É dedicado a João de Barros.

O Passeio dos Poetas tem 26 pontos de interesse e o melhor é começar na Azenha de Santa Cruz.

Poetas em Santa Cruz
créditos: Who rips

Foi construída no séc. XV, foi restaurada e é onde funciona um Centro Interpretativo. Está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Poetas em Santa Cruz
Antero de Quental créditos: Who rips

Aqui pode encontrar outros passeios em Santa Cruz, a agenda de eventos culturais e desportivos. Aqui tem informação sobre Kazuo Dan: Um japonês na praia de Santa Cruz.

Passeio dos Poetas em Santa Cruz faz parte do programa semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.