Jornalistas, migrantes e viajantes eclécticos – gostamos de descobrir. De somar histórias, memórias, amizades ou simples encontros que deixam marca. As viagens têm alma.
A lapa de Santa Margarida é um lugar fascinante. Uma das maiores surpresas na Arrábida. A gruta tem uma abertura para o mar que deixa entrar o som das ondas e a luz que ilumina uma pequena capela. O acesso é fácil, por um caminho que nos leva à outra entrada e nos transporta para uma joia da Arrábid
A experiência é singular. Não é apenas saborear a comida. Podemos assistir à preparação do almoço pré-histórico a partir das 12h numa reconstituição que vai ter lugar durante todo o dia na Necrópole de Carenque, no concelho da Amadora.
A Fábrica Alentejana de Lanifícios aconchega-nos a memória com mantas que fazem parte de vivências com o conforto da lã e o encanto das riscas de várias cores que decoravam o mobiliário familiar.
Faz hoje dois anos que foi inaugurado o MIAT, Museu Industrial e Artesanal do Têxtil, em Mira de Aire. O acervo leva-nos a uma região que há cerca de um século era um dos maiores polos da indústria têxtil em Portugal.
As mantas de Minde são muito mais do que um produto têxtil. Fazem parte da história de vários séculos de uma comunidade que vive num vale pobre entre as serras de Aire e Candeeiros. São o ícone de uma cultura de sobrevivência que até os levou a criar uma fala secreta, o minderico.
A Rota da Lã leva-nos a descobrir um património fabuloso associado à produção de lanifícios e que tem a Covilhã como epicentro. Manufatura, indústria, saberes que, por exemplo, anteciparam a programação de computadores e a beleza natural da serra da Estrela.
Objetos que ganham vida e absorvem a nossa alma, robots bailarinos, marionetas de ficção científica, formas futuristas... São inúmeras as formas e histórias que nos vão contar no decorrer do FIMFA, Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, que está a decorrer em Lisboa e termina a 5 de
A voz de Luís Correia Carmelo é suave, melódica, com pronúncia do Brasil. A presença junto da audiência é segura, calma e um ligeiro sorriso que se espelha no olhar acentua o prazer de contar histórias. O encanto é maior quando a comunicação com o público é também feita com uma concertina.
O Bichinho de Conto alimenta-se da imaginação, de livros que viajam de geração em geração e em geografias muito distintas. É a primeira livraria portuguesa especializada em literatura infantil e encontra-se num lugar isolado próximo de Óbidos.
Um miradouro com uma vista ampla e magnifica para a bonita baía do Seixal e para a história de uma das maiores fábricas de cortiça do mundo. Hoje faz parte da renovação de um amplo espaço urbano no Seixal que junta espaços museológicos e desportivos com zonas de lazer.
Hoje é dia de mandar o “pote” para o fundo das muralhas do castelo de Monsanto. Uma mulher leva um pote à cabeça com um enorme ramo de flores. Faz a pé a subida íngreme até ao castelo e do alto de uma muralha lança o ramo para uma queda vertiginosa.
Caminhar, ouvir histórias, interagir com a comunidade local e descobrir lugares escondidos do concelho de Mértola é o propósito dos Caminhos Contados. Este domingo o percurso é ao Azinhal.
A praia e o cais de Samouco formam um refúgio que nos remete para um ambiente natural, mesmo em frente de Lisboa. A azáfama de quem anda na apanha de moluscos bivalves faz esquecer a antiga rotina do transporte de produtos agrícolas para Lisboa. Ao final do dia, o pôr do sol oferece-nos um olhar dif
O castelo no alto da colina é um excelente miradouro para a cidade. Percorrer as ruas íngremes na parte histórica é descobrir uma cidade escondida, com a população envelhecida e com um património muito variado. Desde casas apalaçadas aos portados quinhentistas. O frio e a robustez do granito marcam
Arripiado deve o nome a uma lenda do castelo de Almourol, vizinho da aldeia, que tem como tema de fundo um enamoramento. De certa forma, essa paixão encontra correspondência na beleza do Arripiado a espelhar-se no Tejo. Uma paisagem deslumbrante.
Alfredo Cunha é um dos mais reputados fotógrafos portugueses. O seu olhar captou muitos momentos que fazem parte da nossa memoria colectiva. São exemplo algumas fotografias da revolução do 25 de Abril.
Os 50 anos de carreira de Alfredo Cunha como fotógrafo estão na origem de uma exposição que pode s
A Páscoa no concelho de Idanha-a-Nova é assinalada de forma muito intensa, com rituais antigos e outros praticamente únicos. É o caso da sexta-feira santa em Monsanto. Um dos momentos marcantes é a representação cénica de Maria Madalena e a descida da cruz.
Os rituais da Páscoa no Sardoal têm particularidades únicas. Congrega a intensa fé, a beleza de tapetes de flores e as procissões como criação cénica, em particular a Procissão dos Fogaréus, na quinta-feira santa.
O antigo Colégio Jesuíta do Espírito Santo é onde funciona hoje a Universidade de Évora. É um edifício surpreendente. Ainda hoje os alunos têm aulas em salas onde se encontram cátedras de madeira e paredes cobertas de azulejos que contam uma narrativa.
Domingo é dia de São Lázaro e é obrigatório ir a Vila Real provar o vinho do Porto com cavacórios. É um doce tradicional que é a tradição ser oferecido ao santo na romaria.
A fogaça de Alcochete tem um sabor dominante a canela e limão. Surge com uma cor amarela, depois de pintada com ovo, o interior tem uma textura macia e são feitas em vários tamanhos.