Jornalistas, migrantes e viajantes eclécticos – gostamos de descobrir. De somar histórias, memórias, amizades ou simples encontros que deixam marca. As viagens têm alma.
À entrada de Ulme, uma freguesia do concelho da Chamusca, somos surpreendidos com um enorme mural que cobre a empena de uma casa e retrata a apanha tradicional do arroz. É uma feliz simbiose do património natural e cultural da vila que é vizinha da ribeira de Ulme e que permite a produção de arroz.
As minas de São Domingos, no concelho de Mértola, foram durante anos a maior exploração mineira em Portugal. Encerraram em 1966 e deixaram um vasto património industrial que, durante algum tempo, esteve ao abandono. De certa forma, acrescentou a beleza resultante da fragilidade e da decadência dos m
“Um choque”, é assim que alguns visitantes descrevem o impacto de deslumbramento de quem visita pela primeira vez o Vale das Buracas, no concelho de Condeixa-a-Nova, e ao longe se depara com as enormes cavidades na encosta do monte.
Os Gorgulhos – Teatro na Serra é o nome da companhia e espelha bem o espírito e o contexto da sua atividade. Dois atores amadores de teatro e uma ex-actriz profissional, pro-bono, calcorreiam em itinerância aldeias pela serra do Açor. Este sábado atuam (às 17h) em Anceriz.
Até domingo, a Feira das Freguesias de Arganil é uma das poucas oportunidades para provar o bucho de Folques. É muito afamado, mas só meia dúzia de pessoas conhecem a receita e corre o risco de ficar no esquecimento.
A ponte de Mizarela, na serra da Estrela, é o elo de ligação entre várias aldeias e de um caminho percorrido há vários séculos. No presente, juntam-se cascatas, passadiços e um baloiço no meio do rio Mondego
Casario de granito, fontanários a revelar abundância de água, horizontes definidos pelo topo das encostas que encobrem mais cedo o sol, por vezes, um rebanho de ovelhas que passa no interior da aldeia e gente idosa que conversa à sombra num beirado, sentados em bancos de pedra à beira da rua.
Viver numa pequena quinta na serra de Sintra à semelhança da vida saloia no século XIX. Interagir com alguns animais, ou simplesmente passear por dois hectares verdejantes, com lagos. O silêncio apenas a ser quebrado pelo som do pavão. Estas são algumas das experiências que podemos usufruir num pass
O Cappas Insectozoo - Museu Vivo de Insectos Sociais é uma descoberta fascinante. O museu/laboratório em Vila Ruiva, concelho de Cuba, deixou-me boquiaberto pelos complexos sistemas sociais que se observam, pelos milhares de exemplares que estão em formigueiros e colmeias e também porque descobri qu
Um passeio tranquilo nos bosques da serra de Sintra e a interação com os burros que nos vão fazer companhia. A proposta junta o útil ao agradável porque, ao mesmo tempo, estamos a contribuir para a salvaguarda de várias espécies de burros.
O Cavalo Sorraia é uma raça única, corre o risco de extinção e corresponde ao cavalo primitivo selvagem do sul da Península Ibérica. Na Reserva Natural do Cavalo Sorraia, em Alpiarça, há 24 exemplares dos cerca de 200 que existem em todo o mundo.
A Arte de Rua em Sesimbra decora paredes, portas e janelas há oito anos. Um roteiro interessante que começou com um convite a artistas locais. No entanto, o roteiro pode começar com pinturas murais que já devem ter cerca de 250 anos e também alusivas ao universo marítimo. Foram pintadas num edifício
Esta quinta feira é o dia da festa do Senhor da Boa Morte, no alto da vila de Povos, mesmo junto a Vila Franca de Xira. É o dia da romaria anual. Durante o ano, a romaria é para contemplar a vista de um fantástico miradouro natural.
A lapa de Santa Margarida é um lugar fascinante. Uma das maiores surpresas na Arrábida. A gruta tem uma abertura para o mar que deixa entrar o som das ondas e a luz que ilumina uma pequena capela. O acesso é fácil, por um caminho que nos leva à outra entrada e nos transporta para uma joia da Arrábid
A experiência é singular. Não é apenas saborear a comida. Podemos assistir à preparação do almoço pré-histórico a partir das 12h numa reconstituição que vai ter lugar durante todo o dia na Necrópole de Carenque, no concelho da Amadora.
A Fábrica Alentejana de Lanifícios aconchega-nos a memória com mantas que fazem parte de vivências com o conforto da lã e o encanto das riscas de várias cores que decoravam o mobiliário familiar.
Faz hoje dois anos que foi inaugurado o MIAT, Museu Industrial e Artesanal do Têxtil, em Mira de Aire. O acervo leva-nos a uma região que há cerca de um século era um dos maiores polos da indústria têxtil em Portugal.
As mantas de Minde são muito mais do que um produto têxtil. Fazem parte da história de vários séculos de uma comunidade que vive num vale pobre entre as serras de Aire e Candeeiros. São o ícone de uma cultura de sobrevivência que até os levou a criar uma fala secreta, o minderico.
A Rota da Lã leva-nos a descobrir um património fabuloso associado à produção de lanifícios e que tem a Covilhã como epicentro. Manufatura, indústria, saberes que, por exemplo, anteciparam a programação de computadores e a beleza natural da serra da Estrela.
Objetos que ganham vida e absorvem a nossa alma, robots bailarinos, marionetas de ficção científica, formas futuristas... São inúmeras as formas e histórias que nos vão contar no decorrer do FIMFA, Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, que está a decorrer em Lisboa e termina a 5 de
A voz de Luís Correia Carmelo é suave, melódica, com pronúncia do Brasil. A presença junto da audiência é segura, calma e um ligeiro sorriso que se espelha no olhar acentua o prazer de contar histórias. O encanto é maior quando a comunicação com o público é também feita com uma concertina.
O Bichinho de Conto alimenta-se da imaginação, de livros que viajam de geração em geração e em geografias muito distintas. É a primeira livraria portuguesa especializada em literatura infantil e encontra-se num lugar isolado próximo de Óbidos.
Um miradouro com uma vista ampla e magnifica para a bonita baía do Seixal e para a história de uma das maiores fábricas de cortiça do mundo. Hoje faz parte da renovação de um amplo espaço urbano no Seixal que junta espaços museológicos e desportivos com zonas de lazer.