Conquistam-nos pela sua intemporalidade e ao mesmo tempo levam-nos de viagem pelas mais belas ruas e paisagens, com vistas que nos prometem surpreender. Andar de elétrico tem uma mística especial e Portugal é rico nestes tesouros sobre carris.
A Casa das Memórias de António Guterres fica mesmo em frente da casa dos avós onde na infância passou muitos dias de férias. É na zona antiga da aldeia e num pequeno largo onde está a igreja e a Casa do Paço.
A história das cidades não é apenas dos grandes centros populacionais. É também dos caminhos que durante milhares de anos levaram pessoas, animais e objetos até às muralhas.
O Palácio e a quinta da Bacalhôa em Azeitão são bons exemplos da vida de rei. Da coroa portuguesa e depois de famílias abastadas. Ao todo, a propriedade já teve 40 proprietários.
O Museu dos Lanifícios da Covilhã tem um património valioso e é muito interessante de visitar. Acompanhamos a evolução da indústria que nos veste desde o século XVIII até aos dias de hoje.
Quando os mais novos convidam os pais a visitarem o Centro de Ciência Viva de Constância metade da aposta já está ganha. É a astronomia que os fascina.
Foi no Porto que J. K. Rowling deu largas à imaginação e começou a escrever os primeiros rascunhos da saga de sucesso Harry Potter. Descubra os lugares que poderão ter inspirado o universo de Harry Potter.
Malpica fica ao lado do Tejo é vizinha de Espanha e foi imortalizada por Zeca Afonso que se inspirou em quatro músicas do cancioneiro local. A mais conhecida é Maria Faia.
Um aviso prévio: se teve ou tem alguma relação com os artistas neo-realistas e as suas obras vai ter arrepios. Circular pelos três pisos do Museu do Neo-realismo de Vila Franca de Xira a ouvir Zeca Afonso ou Carlos Paredes e ver obras e testemunhos de escritores que marcam gerações presentes faz ext
Melo pertence ao concelho de Gouveia, fica numa encosta da Serra da Estrela e é uma das aldeias mais referidas na literatura portuguesa pela escrita de Vergílio Ferreira, que lhe chamou a aldeia eterna.
O Comboio da Poesia parte de Santa Apolónia, em Lisboa, todas as quarta-feira e sábados. Vai até à Casa da Poesia Eugénio de Andrade. Fica na Póvoa de Atalaia, ao lado de Castelo Novo, onde o Intercidades faz a paragem.
Por vezes, subimos mais de trezentos degraus para apreciar uma bela vista. Outras vezes, arriscamo-nos à beira de um abismo para ficarmos surpreendidos com a grandiosidade da natureza ou das cidades. Mas nem sempre é necessário tanto risco ou esforço físico. Pode optar por um passeio de helicóptero
Folgosinho é uma incógnita. O castelo é de pai desconhecido e a réplica que foi feita pouca ou nada deve condizer com o original. Há ainda a crença de que Viriato nasceu aqui, uma lenda que se sobrepõe a outra lenda.
A Serra da Estrela até parece pequena em comparação com a vontade e o prazer de Luís Filipe de recolher informação e divulgar a sua terra, a aldeia de Melo, no concelho de Gouveia.
Que os portugueses revolucionaram o mundo com os Descobrimentos, já toda a gente sabe. Mas há quanto tempo que não "mergulha" nesta parte tão interessante da história de Portugal? Há um museu que o permite fazer de forma lúdica e interativa. Embarque nesta visita pelo "World of Discoveries".
Penacova é um dos concelhos europeus com mais moinhos. No verão os moleiros faziam a moagem nos moinhos de vento. No inverno era nas azenhas. Vitorino Nemésio teve três moinhos e vinha para aqui "moer as palavras".
Passaram as guerras e ficou a paz. O sossego, a calma, um ambiente rural é o que se encontra agora no topo da encosta. As muralhas protegeram os habitantes dos invasores. Hoje protegem o património de Castelo Bom.