Em Miragaia, com vista para o Douro, num dos bairros mais antigos e tradicionais do Porto, está o museu interativo World of Discoveries. E não é à toa que aqui estamos. O Porto é a cidade natal do Infante D. Henrique, o impulsionador dos Descobrimentos. Miragaia era, no século XV e XVI, o segundo maior estaleiro naval do reino, a seguir à Ribeira das Naus, em Lisboa. Por entre as arcadas de pedra, com vista para o rio e bem perto do mar, construíram-se algumas das caravelas e naus que partiram à descoberta e deram "novos mundos ao mundo".

E é com esta introdução que começamos a visita. Somos recebidos por um holograma do Infante D. Henrique, interpretado pelo ator João Reis, que nos conta um pouco sobre este período fascinante. Mas a viagem está apenas a começar.

Ao percorrer as diversas salas do museu, vamos navegando pela história dos Descobrimentos. Conhecemos ao pormenor as embarcações (da barca ao galeão), analisamos mapas (alguns deles interativos), ficamos a saber que a pimenta valia tanto como o ouro, impressionamo-nos com as péssimas condições de vida nos barcos e aprendemos um pouco mais sobre a construção naval.

Na última sala, somos convidados a embarcar em pequenos barcos que nos transportam por um "resumo" daquilo que foi o século de ouro da história de Portugal. Ceuta, Cabo das Tormentas, lar do mostrengo Adamastor, florestas equatoriais, Índia, Timor, China, Macau, Japão e Brasil são as paragens do nosso barquinho.

É desta forma que termina a visita a este museu do Porto, que vale bem a pena ser explorado, em família ou entre amigos. Para as crianças, é uma forma divertida de aprenderem o que depois têm de estudar nos livros e na sala de aula. Para os adultos, é um regresso aos tempos de escola e um reavivar de factos que já estavam um pouco apagados pelo tempo.

Informações

World of Discoveries

Rua de Miragaia, 106 – 4050-387 Porto

GPS: 41.143245, -8.620803

Telefone: +351 220 439 770

Site: https://www.worldofdiscoveries.com/

Bilhetes: Crianças até aos 3 anos: gratuito. Crianças dos 4 aos 12: 8 euros. Adultos (dos 13 aos 64 anos): 14 euros. Sénior (+65 anos): 11 euros

Horários: Dias úteis das 10h às 18h. Fins de semana e feriados das 10h às 19h


O SAPO Viagens visitou o museu World of Discoveries a convite do grupo Vila Galé

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.