A Cruz Alta é o culminar celestial, a aproximação às divindades. É verdade que hoje tem funções mais mundanas, como namorar ou ponto de observação de incêndios, mas muitos visitantes da serra do Bussaco preservam o espírito dos monges que durante séculos viveram aqui e deixaram um legado fabuloso, e
Vamos andar "próximo do céu", a mais de mil metros de altitude, na serra da Freita. Um roteiro que nos vai levar a três miradouros, dois deles com forte intervenção humana. O terceiro, na Mizarela, resulta de processos naturais.
Guimarães, a bela cidade berço de Portugal, Património da Humanidade desde 2001, é um destino que nunca desaponta. As praças, o bonito casario, a gloriosa história, doces conventuais, boa comida e até um restaurante com estrela Michelin. Tudo nos convida a ficar, a apreciar e a sentir.
O santuário de Nossa Senhora do Viso, no concelho de Foz Côa, tem uma vista soberba. O horizonte alcança uma parte significativa do Douro e desce até à região da Guarda. Outros miradouros parecem insignificantes comparados com a da Senhora do Viso.
Alentejo GeoTour é o nome do novo projeto da Associação Geo Alentejo que propõe uma descoberta dos tesouros do interior da região através de uma rota de geocaching. Sabia que existem cerca de 20 mil participantes ativos desta atividade em Portugal?
O miradouro de Penedo Durão, próximo de Freixo de Espada à Cinta, é dos mais conhecidos porque revela perspetivas do rio Douro difíceis de encontrar nesta região de Trás-os-Montes. Habitualmente, o rio corre encaixado entre profundas escarpas, mas aqui não. É um espaço aberto, com amplas vistas.
Estamos numa plataforma de madeira e vidro. Suspensos sobre uma encosta de granito. Da altura em que estamos a vista projeta-se a 2, 3 km de distância e no fundo de um vale profundo passa o rio Douro. Suspensos fisicamente e com a respiração suspensa pela força da Natureza.
São João das Arribas tem um miradouro com uma vista deslumbrante do rio Douro e de arrepiantes escarpas graníticas. São enormes, a pique dos dois lados, português e espanhol. Escolhidas para slackline.
O Trilho das Fisgas de Ermelo, com a designação de PR3 – Fisgas de Ermelo, no concelho de Mondim de Basto, permite aos caminhantes conhecer parte da bonita Serra do Alvão e, em particular, de uma das suas paisagens mais emblemáticas, as quedas de água de Fisgas de Ermelo.
O município de Estarreja apresentou a aplicação “Sentir Estarreja”, que tem como objetivo proporcionar a interação com o património e o território, com recurso às novas tecnologias.
Ao fim de dois meses e meio terminámos a nossa volta a Portugal em bicicleta. Depois de percorrermos todo o interior português, desde Trás-os-Montes até Vila Real de Sto. António e toda a costa Algarvia e Vicentina, havia ainda muito litoral para pedalar em direção a norte antes de chegarmos a Barce
Do miradouro Casal de Loivos contemplamos, Pinhão, uma grande extensão do Douro num meandro deslumbrante e a vinha a abraçar os montes em forma de cone do outro lado da margem do rio.
O miradouro de Frei Estevão é ponto de paragem obrigatório na Nacional 222 em Ervedosa do Douro. Fica na berma da rodovia que namora o rio. É parar e ver de imediato um dos cenários mais bonitos do Douro e que ilustra o motivo porque toda esta área foi classificada pela UNESCO como Património Mundia
Todos os anos, costumo ir fazer um dia de vindimas, mas a pandemia deixou-me a agenda em aberto e surgiu a ideia: porque não ir para o Douro – uma das regiões que mais adoro – e trabalhar nas vindimas? Foi o que aconteceu e este texto é para contar, em parte, o que vivi, durante uma semana! Sejam be
O miradouro de Senhora de Lurdes é uma surpresa. Um dos mais deslumbrantes do Alto Douro Vinhateiro. O mirante está suspenso sobre um enorme rochedo numa encosta íngreme de centenas de metros de altura. A vista desliza pela superfície do rio ou num amplo horizonte de serras rugosas e decoradas com a
O nome não se esquece, S. Salvador do Mundo, e a vista com o rio Douro apertado entre escarpas de granito revela como foi robusta e continuada a vontade do homem em conseguir contornar a natureza agreste.
A Rota Vicentina, mais precisamente o trilho dos pescadores, consiste num percurso com mais de 13 etapas com mais de 200 quilómetros que vai desde a Praia de São Torpes em Sines até Lagos.
Dizem as vozes da vila que na Ericeira “o mar é mais azul” e quem somos nós para o contrariar. Da rotunda ao alto que dá origem à vila e onde agora podemos encontrar o novo terminal de autocarros, bem ao lado da pastelaria mais conhecida – O Pão da Vila – mas em formato grande, abre-se um azul no ho
Diz o ditado popular que só nos lembramos de Santa Bárbara quando troveja, mas aqui, não. É ao contrário. Vale a pena subir (é quase escalar!) o monte em Vale de Figueira e ir ao miradouro ver a paisagem vinhateira e a serenidade do Douro.
Passaram 100 anos e nada mudou na Pinhais, em Matosinhos, a única fábrica de conservas em Portugal que mantém o método tradicional de produção e que, agora, “navega em novas águas” ao transformar-se num museu vivo.
A vinha está presente em quase toda a freguesia de Sigueiros que se reinvidica como "o Berço do Vinho do Dão". O verde do vinhedo decora grandes extensões do planalto beirão ou os quintais que rodeiam as habitações.