Local procurado por praticantes de desportos de natureza, que exploram os vários trilhos deste terreno irregular, o Passadiço das Escarpas, em Torres Vedras, é constituído por um percurso de um quilómetro que proporciona um passeio de beleza ímpar, onde as paisagens verdejantes contrastam com o azul do mar.

Inaugurado no verão de 2019, este Passadiço une as localidades de Porto Novo e Maceira, no concelho de Torres Vedras, e apesar do seu curto percurso, é um passeio rico no contacto com a natureza, através da fauna e flora locais, num passeio de rara beleza entre Maceira e as praias de Porto Novo e Santa Rita.

Os vários observatórios instalados ao longo do Passadiço oferecem condições para observar as Escarpas da Maceira, o Rio Alcabrichel e a Praia de Porto Novo, numa viagem pela biologia e geologia deste território, com estes a serem pontos de paragem obrigatórios neste roteiro.

Passadiço das Escarpas
Passadiço das Escarpas

Escarpas da Maceira

Localizadas à beira do rio Alcabrichel, as rochas de cariz sedimentares compõem uma zona de escarpas calcárias.

Esta paisagem de beleza incomparável é procurada por praticantes de desportos de natureza, na medida em que o terreno irregular é palco de vários trilhos e propicia o sentido de aventura.

Rio Alcabrichel

Nascido na Serra de Montejunto passa por três freguesias e exibe uma extensão de cerca de 25 quilómetros, sendo por isso considerado uma das principais linhas de água do concelho de Torres Vedras.

Este curso de água de atributos mediterrânicos forma corredores ecológicos de grande relevância, nomeadamente porque ao longo do Vale do Alcabrichel é possível identificar várias espécies de flora características dos ecossistemas ribeirinhos, como é o caso do salgueiro-branco e do choupo-negro, e observar, na bacia do rio, a presença de uma espécie de peixe endémica, o Ruivaco-do-Oeste, cuja existência em Portugal pode ser considerada incomum, sendo que apenas se verifica em três cursos.

Porto Novo

Praia distinta e graciosa situada na foz do rio Alcabrichel e que demarca o limite norte da costa de Torres Vedras. Este local corresponde ao antigo porto piscatório onde, em 1808, desembarcaram as tropas britânicas que viriam a combater na Batalha do Vimeiro, durante a primeira invasão napoleónica.

Consta ainda que esta praia está ligada a vários mistérios e diz-se esconder muitas histórias.

O Passadiço das Escarpas, pela imensa tranquilidade que transmite, é a sugestão ideal para fugir à rotina atribulada, conjugando na perfeição o campo e o mar, para um passeio ideal de fim-de-semana em família.

Para proteger a pureza do ambiente envolvente, a harmonia e o bem-estar deste percurso, há um conselho que o Município de Torres Vedras faz questão de reforçar: “não tire nada a não ser fotos e não deixe nada a não ser pegadas.”