O projecto fotográfico OLIRAF concilia o gosto pelas estórias da História, da Fotografia e das Viagens. Rafael Oliveira é um "travel blogger" que presta uma atenção muito especial ao património histórico-militar.
Localizado no Quartel da Pontinha, Odivelas, este espaço histórico é um Núcleo Museológico do Museu Militar de Lisboa, um Monumento Nacional desde o ano 2015 e um dos lugares emblemáticos de Abril.
Seguimos numa viagem pelas estações e apeadeiros dos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Bombarral e Óbidos. Com mais de 200 km, a Linha do Oeste é uma das linhas ferroviárias mais antigas de Portugal.
O Alentejo é um território vinhateiro por excelência. Existem inúmeras sugestões e experiências para deliciar-se com o néctar de Baco. Uma região rica, quente, complexa e fascinante.
Granada encanta qualquer viajante que chega pela primeira vez e a contempla. A essência desta cidade andaluza é o complexo fortificado de Alhambra, o bairro Albaicín e o palácio El Generalife. Os três são património mundial classificado pela UNESCO.
A Região do Oeste presenteia-nos com paisagens únicas que combinam entre si o oceano atlântico, os rios, os campos de cultivo, os vinhedos, os montes e vales. O seu litoral atlântico é banhado, em toda a sua extensão, pelo Oceano Atlântico, formando um conjunto extenso de areais, intercalados por um
Porque não dormir e descansar numa Estação Ferroviária transformada num Hotel de Luxo, Alojamento Rural ou numa Guest House? Sugestões diferentes para quem quer ter um fim-de-semana diferente numa antiga estação abandonada que ganhou uma nova vida.
Óbidos tem muito mais do que o seu magnânimo castelo, as imponentes muralhas e o antiquíssimo burgo medieval. Tem uma lagoa, flamingos, humildes pescadores e trilhos pedestres para serem gozados em total comunhão com a natureza.
Mazagão (El Jadida, Marrocos) não é uma fortaleza como tantas outras. É a joia do património edificado militar do Império Português (1415-1769) no Magrebe. As suas pedras contam muitas estórias da História de Portugal.
Na ilha da Madeira, em pleno centro da cidade do Funchal, na Rua da Carreira, existe um emblemático edifício que alberga, desde 1865, um dos estúdios fotográficos mais antigos do mundo: o Atelier Vicente's.
Se Elvas se destaca pela geometria e pela monumentalidade da arquitetura militar barroca dos séculos XVII e XVIII, a Ponte da Ajuda, a 10 quilómetros, é um perfeito exemplar da arquitetura civil manuelina do século XVI.
Região raiana, o Alto Minho tem um património edificado, natural e geológico único. É um belo prelúdio da diversidade do nosso país. Paisagens bucólicas que parecem bilhetes-postais, lugares que contam estórias da nossa História e uma gastronomia farta e à minhota.
Este espaço museológico contém um dos mais importantes acervos bélicos de Portugal Continental, onde podemos contactar com o passado histórico-militar com mais de três séculos. Enquanto não é possível visitá-lo "in loco", deixamos aqui uma visita guiada por este espaço único.
“O Destino de natureza mais radical de Portugal”. Melgaço saudá-vos, assim, quando o viajante chega à primeira rotunda desta vila minhota. A vila de Melgaço é o concelho mais a norte de Portugal Continental. Porque, aqui, começa Portugal. Estamos no Minho, a região berço da nacionalidade portuguesa.
Sevilha: pérola do Guadalquivir, joia de Espanha. Com o rio Guadalquivir aos seus pés, a capital da Andaluzia preserva um importante legado patrimonial-cultural do Reino de Espanha.
Próxima paragem: Trafaria. A terra das famosas amêijoas à Bulhão Pato. Ou a terra onde o Tejo se faz ao mar. É o slogan deste freguesia do concelho de Almada. Partimos para a margem sul do Tejo em busca da memória histórica da arquitectura militar do Antigo Regimento de Artilharia de Costa.
Saborear um vinho é, no fundo, viajar pelos paladares da região que o produz. Descubra oito quintas vinícolas de paragem obrigatória para descobrir a harmonia perfeita entre a história, a paisagem e o vinho.
Olivença é uma agradável e pitoresca cidade fronteiriça da raia luso-espanhola. Quem percorre o seu “casco histórico”, como referem os “nuestros hermanos” aos seus centros históricos, não fica indiferente à escala do seu património edificado de origem portuguesa. Com quase doze mil habitantes, esta
"Atreva-se e mude o seu destino, onde mudamos o de Napoleão!" é o mote da Rota Histórica das Linhas de Torres para visitar e relembrar o mais barato, rápido e eficiente sistema defensivo da História Militar.
Belver é uma aldeia com quase mil habitantes. O seu "guerreiro de pedra" domina a paisagem em redor. Esta "Sentinela do Tejo" é um dos mais belos castelos medievais de Portugal.
Notificações
Viaje sem sair do lugar. Ative as notificações do SAPO Viagens.