Os principais miradouros são o Miradouro da Bandeira e o do Cabo Mondego, com vistas muito diferentes.

O Miradouro da Bandeira está no alto da encosta Norte da serra da Boa Viagem e tem uma vista que segue a linha branca da praia.

Serra da Boa Viagem
créditos: andarilho.pt

O horizonte acaba por fundir as cores azul e verde do céu, do mar e do lençol de pinheiros que forma uma mancha paralela ao oceano. Com nitidez conseguimos ver até Mira, até à Gândara.

Serra da Boa Viagem
Mata Nacional das Dunas de Quiaios créditos: andarilho.pt

Mais próximo, na Mata Nacional das Dunas de Quiaios, foram arborizados recentemente quase 6 mil hectares de terrenos e mais de 30% é de pinheiros-bravos.

A serra da Boa Viagem é a única elevação significativa junto à costa, no centro do país.

Serra da Boa Viagem
créditos: andarilho.pt

Estamos a 250 metros de altitude e o miradouro foi utilizado como posto de vigia da pirataria. O sinal era dado com uma bandeira e ficou com o nome.

Serra da Boa Viagem
créditos: andarilho.pt

O miradouro é muito frequentado, em particular no Verão. Mas nem sempre a vista está limpa devido aos ventos marítimos.

Serra da Boa Viagem
créditos: andarilho.pt

A serra funciona como proteção da Figueira da Foz e o Parque Florestal da Serra da Boa Viagem é local de passeio e caminhadas. O mérito é de um regente florestal visionário. M. Alberto Rei propôs há pouco mais de um século a florestação da serra e a criação de caminhos.

Serra da Boa Viagem
créditos: andarilho.pt

Junto ao miradouro está uma pedra grande com uma inscrição que evoca o seu legado com a criação do Parque Florestal.

Serra da Boa Viagem
Miradouro do Cabo Mondego créditos: andarilho.pt

No extremo da Serra da Boa Viagem, junto ao mar, temos o farol e miradouro do Cabo Mondego. A vista é completamente diferente. Estamos de frente para o mar e para sul a vista alcança Buarcos, a Figueira e a foz do Mondego.

Serra da Boa Viagem
Ligação rodoviária (na altura cortada) entre Murtinheira e Figueira da Foz créditos: andarilho.pt

Esta é uma zona escarpada onde se revela a formação calcária da serra e a sua exploração por cimenteiras. Vemos várias camadas geológicas e na ligação rodoviária da Murtinheira até Buarcos são enormes encostas, nuas, em forma de anfiteatro natural e com linhas de pedras calcárias em segmentos.

Serra da Boa Viagem
créditos: andarilho.pt

Junto ao mar, há veios rochosos, terríveis para a navegação marítima e ótimos para os pescadores que se isolam no meio das marés.

O Cabo Mondego está classificado como Monumento Natural e a rede Natural.PT diz que “este é o melhor lugar do mundo para compreender a formação do oceano Atlântico.”

Serra da Boa Viagem
Vista do Cabo Mondego para Figueira da Foz e foz do Mondego créditos: andarilho.pt

Miradouros azuis e verdes da Serra da Boa Viagem faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.