A água cai quase a pique mais de uma dezena de metros e depois escorrega entre várias rochas escuras e alisadas pela erosão. Quase sempre escondida por denso arvoredo.
O santuário tem, ao todo, 20 hectares e está dividido por dois lugares muito distintos, embora relativamente próximos, e nas comemorações religiosas há quem percorra o caminho a pé.
Na estrada que se despede de Meimão a caminho do Sabugal, na serra da Malcata, temos uma das paisagens mais bonitas da Beira Baixa. Do miradouro Nossa Senhora do Pilar, vemos a aldeia rodeada de duas lagoas enormes. É a albufeira da barragem da Meimoa que pinta de azul a mancha verde da serra.
A capela da Senhora da Lapa é o postal ilustrado de Vieira do Minho. A singularidade da construção, com o enorme penedo a servir de teto, seduz a curiosidade dos visitantes ou nas redes sociais onde a imagem está disseminada.
É um miradouro com uma vista deslumbrante. Para um enorme espelho de água, com muitos braços de rio, que tornam o Zêzere labiríntico. Todo o cenário é envolvido pelo verde das florestas que cobrem as serras. É dos miradouros mais interessantes nesta região.
A ponte de Ervedal terá pouco mais de uma centena de metros de extensão e permite a passagem sobre um braço da albufeira de Maranhão. Dizem que é uma miniatura da ponte 25 de Abril. Não é bem assim, mas na verdade é muito parecida.
Os canhões fluviais do rio Erges e a fronteira com Espanha remeteram a aldeia de Segura para um profundo isolamento que teve a virtude de ajudar a preservar as tradições. Foi o caso de muitos ritos da Quaresma e da Páscoa. Um deles celebra-se quinta-feira santa com a prova do peixe frito e do esparr
Vide é um breve ponto de passagem entre as serras do Açor e da Estrela e faz também a ligação entre os vales e alguns dos lugares mais altos de Portugal. Conjuga ainda a natureza do xisto com a montanha de granito. Está no melhor de dois mundos.
São várias as atrações para um passeio ao final da tarde nas salinas de Aveiro. Uma das mais interessantes é contemplar o pôr do sol e o dourado que se reflete quadrados com água das salinas.
O roteiro é doce e com história. Envolve ingleses e o penichenses. Como estamos em Peniche, o esperado é começarmos pelas sardinhas. Mas, desenganem-se, são doces.
É o primeiro jardim botânico em Portugal e foi pioneiro como centro de ciência natural. É um excelente refugio no centro de Lisboa e oferece uma grande beleza e diversidade de plantas. Algumas exóticas.
A Ria de Aveiro tem um património fabuloso. A foz do rio Vouga alarga-se por múltiplos canais ao longo da costa numa extensão de quase 50 quilómetros de Ovar até Mira. A riqueza do património natural é significativa, mas, talvez, a mais singular é a grandiosidade do património cultural. Um dos ícone
Casal de São Simão fica no concelho de Figueiró dos Vinhos, escondida no meio da serra e protegida por São Simão que está na ermida no topo do monte desde o século XV.
São João escolheu um bom local para se isolar do resto do mundo. A mais de 850 metros de altitude, no alto de uma crista geológica da serra do Espinhal, está um miradouro e um santuário.
Há muitas referências ao amor de D. Pedro com D. Inês em Coimbra, a principal é o Jardim Quinta das Lágrimas e as suas fontes imortalizadas por Luís de Camões. A lenda de Pedro e Inês marca a cidade.
As Minas da Panasqueira podem originar reações contraditórias aos visitantes, mas ninguém fica indiferente ao património mineiro e, em especial, às paisagens impressionantes.
Marvão não tem uma fortaleza. O próprio local já é uma fortaleza. Está no topo de um monte com 860 metros de altitude e com encostas escarpadas. Rochas enormes em posição vertical e que foram muito mais eficazes do que as construções defensivas.
A sensação quando entramos na Furna do Enxofre, na Ilha Graciosa, é que estamos a entrar no centro da Terra. A gruta tem quase 200 metros de comprimento e na parte central a altura é de 50 metros. O teto faz uma abóbada, a maior na Europa de origem vulcânica.
O Museu de São Roque, em Lisboa, tem quatro relíquias atribuídas ao santo que há vários séculos está associado ao amor e fertilidade. A controvérsia associada a São Valentim fica ofuscada com a beleza de algumas peças de ourivesaria que podemos observar no museu.
A Casa da Torre de Caria tem toda a história da região dos últimos dois milénios. O próprio edifício revela a presença e o poder de instituições políticas e religiosas desde o tempo dos romanos até aos dias de hoje.
Muita gente vai à Pastelaria Regional Cego, em Vila Nogueira de Azeitão, à descoberta do local onde nasceu a torta de Azeitão. O problema é depois escolher porque, entretanto, surgem os amores e os mémés.