Henrique Cunha diz que a sua terra lhe faz lembrar outra maravilha da natureza, a Lagoa das Sete Cidades nos Açores.

Um amigo, sentado na mesma mesa do café, recorre a outra imagem: “a vista é enorme e vê-se uma poça formidável. Como se costuma dizer, a Freguesia está num vale como no fundo de um alguidar. Em toda a volta a paisagem é verde, extraordinária.”

Meimao
créditos: andarilho.pt

De facto, é muito bonita. A barragem da Meimoa abraça o vale e cria a ilusão de duas lagoas azuis que combinam as cores com o verde do pinhal que há poucas décadas atrás era terra de sementeiras. De trigo e centeio.

Os cereais atraiam vários animais, entre eles o lince que chegava ao sopé da serra da Malcata à procura de presas. Agora, o que aparece mais são os javalis e os gatos selvagens.

Meimao
créditos: andarilho.pt

Alguns dos habitantes de Meimão, mais idosos, foram criados na serra e fizeram pastorícia. Agora há poucos rebanhos, não chegam a meia dúzia.

A emigração levou muita gente. No centro da aldeia há um monumento com uma estátua dedicada aos que emigraram. Alguns regressam nas férias e visitantes é mais no verão para se refrescarem na barragem. Mesmo assim, menos do que na altura do Padre Miguel que era muito procurado porque, segundo diziam, fazia milagres.

Meimao
créditos: andarilho.pt

Além da barragem, há caminhos pedestres para a serra da Malcata. Acede-se facilmente e quem quiser até pode ficar um dia na praia fluvial e depois dar um passeio à Reserva Natural.

Meimao
Vista da barragem desde o pontão créditos: andarilho.pt

A praia fluvial tem várias estruturas de apoio e localiza-se no meio de encostas, entre os montes ondulados típicos da Malcata. Penamacor fica a cerca de 15km.

Meimao
créditos: andarilho.pt

Meimão: a Lagoa das 7 Cidades na Malcata faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.