Um lugar belo e misterioso. Para alguns, talvez também seja um símbolo romântico e isso deve-se, em parte, a uma adulteração da estrutura feita no século XIX, que introduziu elementos decorativos. A origem do castelo é desconhecida, talvez um castro pré-histórico e foi ocupado por vários povos.
Numão é uma freguesia do concelho de Vila Nova de Foz Côa e tem um magnífico castelo com uma história trágica. Por várias vezes foi reconstruído e outras tantas sofreu forte destruição. Pela guerra dos homens devido à sua posição estratégica ou pela fúria da natureza como no terramoto de 1755.
O Santuário de Nossa Senhora da Peneda é uma perfeita simbiose entre a deslumbrante natureza e o trabalho do homem ao construir uma igreja e uma alameda em escadaria com cerca de 300 metros ladeada de 20 capelas e várias estátuas.
O trilho dos Passadiços de Sistelo é um excelente passeio para toda a família e em várias estações do ano. Tem cascata, praia fluvial, contacto com a natureza e a obra do homem, a paisagem cultural formada por socalcos, classificada como Património Nacional.
O castelo de Palmela é um dos melhores miradouros entre os rios Tejo e Sado. A localização estratégica para a arte da guerra, é hoje um deslumbre para o olhar que conquista um enorme horizonte. De Sintra a Tróia e, em boas condições atmosféricas, a vista alcança o castelo de Alcácer do Sal e Sines.
É conhecido por sobreiro “assobiador” e é monumental. Cativa a atenção de muitos visitantes e, ao final do dia, dos pássaros cujos sons estão na origem da designação deste "Quercus suber" de Águas de Moura, município de Palmela.
O Jardim Horto de Camões tem uma profunda relação com a epopeia dos Descobrimentos e, por outro lado, a visita ganha mais atratividade, devido à localização fantástica na foz do rio Zêzere com o Tejo, em Constância.
Na estrada que se despede de Meimão a caminho do Sabugal, na serra da Malcata, temos uma das paisagens mais bonitas da Beira Baixa. Do miradouro Nossa Senhora do Pilar vemos a aldeia rodeada de duas lagoas enormes. É a albufeira da barragem da Meimoa que pinta de azul a mancha verde da serra.
A praia fluvial Olhos de Água tem um excelente enquadramento natural com amplas zonas verdes. Fica a seguir à nascente do rio Alviela. Prepare-se, a água é fria. Num edifício vizinho, no Centro de Ciência Viva do Alviela, descobre que está em cima de um dos maiores reservatórios de água doce em Port
A praia fluvial de Fontes é um recanto acolhedor na albufeira da barragem de Castelo de Bode e com um excelente enquadramento natural. Sente-se a tranquilidade do enorme lago e a sedução da ilha do Lombo, mesmo à nossa frente.
É um miradouro com uma vista deslumbrante. Para um enorme espelho de água, com muitos braços de rio, que tornam o Zêzere labiríntico. Todo o cenário é envolvido pelo verde das florestas que cobrem as serras. É dos miradouros mais interessantes nesta região.
A praia fluvial da Ribeira Grande faz esquecer que estamos no centro da vila da Sertã. A envolvência natural, a serenidade e o longo relvado ao lado da ribeira transportam-nos para um ambiente campestre. Convidativo para se passar umas horas ou um dia a alternar entre a praia fluvial e as piscinas a
É um passeio para toda a família. Fácil de percorrer, com muita sombra e beleza natural. A caminhada pode ser complementada com uma ida à praia do Alamal ou no caminho baloiçar e ver a paisagem preenchida pelo rio Tejo.
A praia fluvial de Meimão é vizinha da Reserva da Serra da Malcata e está numa zona isolada e envolvida pela Natureza. A zona de lazer tem vários equipamentos de apoio, bons acessos rodoviários e aproveita a albufeira da barragem de Meimoa.
A Palhota tem cerca de duas dezenas de casas com a traça da arquitetura avieira. A maioria são palafitas. Fica no concelho de Cartaxo e é uma das mais bonitas aldeias avieiras.
A praia fluvial fica mesmo ao lado de Rapoula do Côa e o ambiente muda radicalmente. O espaço urbano, com as casas típicas da Beira, é substituído por um universo natural onde domina o rio Côa que se aproxima ladeado de filas de árvores.
É uma caminhada deslumbrante. Sempre nas ravinas a acompanhar o mar e com vistas incríveis. São 6km, entre as praias da Marinha e de Vale Centeanes, no concelho de Lagoa, Algarve.
Um oásis na "terra quente" transmontana. Na praia fluvial da Congida refrescamo-nos no rio Douro, descansamos à sombra num relvado, descobrimos de barco o rio e podemos saborear peixes do rio. E a água não é fria e é calma. Temos tudo.
O passadiço do Carvoeiro é muito popular. Quando chegamos percebemos de imediato o motivo. Tem uma vista fantástica a partir das arribas de calcário de cor ocre e decoradas com um rendilhado esculpido pela natureza. Num dos extremos a atração é a “boneca”, uma gruta com vista para o mar.
Próximo de Salvaterra de Magos, o rio Tejo oferece uma amena praia fluvial. A Praia Doce é um recanto com uma ilha a proteger os banhistas e as aves que também tiram partido do refúgio natural.
Azul, cor de terra e verde. Um mar imenso, uma praia muito bonita e um vale coberto de vegetação que ganha profundidade junto ao Atlântico entre duas ravinas. Conforme caminhamos ao longo dos passadiços da praia do Magoito vamos descobrindo paisagens e ambientes que, quase durante todo o ano, nos re
A praia fluvial de Amieira tem mais de meio quilómetro de areal. Uma parte é relvada para dar mais conforto e frescura a um oásis na maior praia fluvial na albufeira da barragem de Alqueva.
O Zêzere é um rio que espelha bem a identidade de ser português. Em primeiro lugar, é errático. Basta olhar para a grafia do seu nome ou para os fantásticos meandros entre a barragem do Cabril e a aldeia de Álvaro.