São várias as semelhanças entre a pequena ponte na albufeira de Maranhão, no concelho de Avis, e a estrutura da 25 de Abril em Lisboa.
Em primeiro lugar é suspensa, com cabos metálicos. Por outro lado, os dois pilares que suspendem o vão central são parecidos com o da travessia de Lisboa.
No entanto, o tabuleiro é estreito e permite apenas a passagem de um veículo. O que reforça a ideia de ser uma miniatura da ponte 25 de Abril.
Esta associação e a beleza do enquadramento natural, cativa a atenção de alguns visitantes no testemunho de Patrícia Neves, que vive em Ervedal: “há muita gente que vai ver a ponte. Não é grande. Ela liga Ervedal a Figueira de Barros.”
No marco rodoviário no início da ponte é referida a distância de 4 Km até Figueira de Barros.
A ponte de Ervedal é da autoria do Engenheiro Edgar Cardoso e foi concluída no início da década de 60, na sequência da construção da barragem de Maranhão. Quase a coincidir com o arranque das obras da ponte 25 de Abril.
Na estrutura original o tabuleiro da ponte de Ervedal era de madeira de pinho, era provisório, mas resistiu até 1985 quando foi destruído por um incêndio.
Durante mais de uma década a ponte esteve fechada ao transito e a circulação rodoviária foi retomada em 1998.
O tabuleiro metálico provoca muito barulho quando da passagem dos carros, mesmo tendo em conta o limite de velocidade de 40 km/h.
No ano passado sofreu algumas melhorias. “Iluminação e sinalização para os camiões”.
Além dos candeeiros, vemos ainda vários ninhos de cegonhas.
Os dois enormes espelhos de água que cercam a ponte são refúgio de muitas aves que, ao final da tarde, voam em grupos.
Ervedal fica no topo de uma das encostas, após um olival, e merece uma visita, em particular a Fundação Arquivo Paes Teles.
Ponte de Ervedal: a “miniatura” da ponte 25 de Abril em Lisboa faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Comentários