Do alto da serra, a vista mais próxima é para a praia e a pequena aldeia de Fernandaires.
A baía que contorna a povoação e a plataforma flutuante da praia fluvial ajudam a termos uma noção da dimensão do horizonte.
Ao longe, o verde é pontilhado por algumas casas dispersas e, ainda mais distante, pelo traço de pequenas povoações.
A grande mancha de cor é o azul da albufeira de Castelo de Bode.
Daniel ajudou-me a localizar algumas referencias da vista: “dá para ver a Zaboeira, Ferreira do Zêzere, a ribeira de Isna...”
Daniel estava com Inês na praia fluvial de Fernandaires, de onde conseguimos ver a plataforma de madeira do miradouro suspensa no alto da encosta.
É um pequeno passadiço em madeira assente em rochedos. Alguns lances de escadas levam-nos para um patamar mais alto e com varandas para a albufeira.
O acesso é muito fácil. Junto à estrada que nos leva à praia de Fernandaires. Por isso, é um lugar de paragem frequente.
O miradouro foi reabilitado há cerca de três anos.
Depois da visita ao miradouro vale a pena dar um mergulho na bonita e serena praia de Fernandaires. Tem um areal e duas piscinas flutuantes numa área da albufeira que forma uma baía.
O miradouro de Fernandaires faz parte de um conjunto de nove pontos de observação – a Rota dos Miradouros – que o município de Vila de Rei criou recentemente como forma de se descobrir as várias e bem diferentes paisagens da região.
Miradouro de Fernandaires e dos labirintos do rio Zêzere faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Comentários