Uma obra-prima de engenharia que continua a funcionar até aos dias de hoje. Os aquedutos e os olhos d'água de Nazca, no Peru, são mais um legado fora de série deixado pela civilização que traçou as enormes linhas no deserto.
Huacachina é um pequeno povoado que se ergue ao redor de um lago natural cercado pelas imponentes dunas de areia do deserto peruano. Atrai milhares de turistas todos os anos, não só pelo encanto paisagístico de um destino que se apresenta como uma incrível miragem, mas também pelas inúmeras atividad
Quando visitei o Peru, houve um local no Vale Sagrado que me impressionou quase tanto quanto Machu Picchu. Moray, um sítio arqueológico único e um dos melhores exemplos do engenho Inca e da grandeza do seu império.
Há muito mais para descobrir no Peru para lá de Machu Picchu. Na verdade, dizem que existe um Peru para cada um. Descubra o seu através da nossa fotogaleria.
O Peru é o país ideal para nos pormos à prova diariamente, seja pelo desenrascar de uma língua que todos tentamos falar em Portugal (mas mal), seja pelas fintas aos vendedores de rua que nos abordam minuto sim, minuto sim, mas especialmente pelas longas caminhadas de dificuldade moderada a difícil q
O último dia desta viagem é passado em Lima, a capital do Peru. Das alturas consegue-se perceber uma cidade enorme projectada sobre as planícies e montanha, monocromática em tons de castanho, sem verde. Da terra, a percepção não é mais favorável. É uma cidade gigante de 10 milhões de pessoas, vasta
Iquitos, no Peru, é maior cidade da América do Sul acessível apenas por duas formas: de avião ou de barco. Tradicionalmente evito tanto quanto possível fazer uso do avião dentro de um país que estou a conhecer, assim, para chegar a tão remoto lugar foi necessário apanhar na véspera um barco nocturno
A Reserva Natural de Pacaya-Samiria, no Peru, tem uma área de 21 mil km2. Vegetação de verde luxuriante, extremamente densa, com centenas de espécies quase em sobreposição.
A minha viagem pelo Peru aproxima-se do final e é tempo de rumar a Lima, para daí voar até à Amazónia. Achei que nada haveria para contar sobre um dia puramente de deslocações, mas até aqui estava enganada.
As Islas Ballestas são um conjunto de várias ilhas protegidas junto à costa de Paracas, onde o principal destaque é para a observação de aves, pinguins, golfinhos e leões marinhos.
Autocarros de Nazca para Ica só dali a quatro horas, mas isso não parece constituir um problema para os vários condutores privados que oferecem os seus serviços - e uma viagem a metade do preço e com quase o dobro da velocidade parece-me um bom negócio.
Levanto voo sobre Nazca, onde a paisagem dá lugar a uma planície árida sem resquícios de verde, com algumas montanhas aqui e ali. Seguem-se 45 minutos de magia.
Acompanhada por três vulcões, o mais alto com 6057 metros, Arequipa marca o ponto de viragem nesta viagem pelo Peru - é tempo de largar os ponchos, as botas e as roupas térmicas. Estão 26 graus numa cidade que transpira traços coloniais. Acabaram-se também as preocupações e cuidados adicionais relac
Chego a Puno às 5.20h da manhã. Confesso que já tinha saudades destes autocarros sul-americanos, onde passei tantas horas em 2018. Desengane-se quem pensa que estes são autocarros como os nossos - com uma frota recente de elevadíssima qualidade e um serviço atencioso (para não dizer, muitas vezes, i
A subida final é penosa, mas não mais difícil que a da véspera. É mais íngreme mas mais curta, e termina com uma sensação de alívio e recompensa. Do alto da montanha, o triângulo mágico da Rainbow Mountain, onde se observam cores de 21 tonalidades diferentes.
Quantos locais vivem no nosso imaginário, vindos de livros, filmes ou séries, e passamos a vida a pensar: temos de lá ir? Hoje, chegou o meu dia de ir a Machu Picchu.
As Salinas de Maras datam do período pré-Inca e são, desde então, exploradas por cerca de 200 famílias locais, geração após geração. Atualmente são uma das atrações da região de Cusco.
O Machu Picchu é daqueles lugares que percorre o imaginário de milhares de viajantes, curiosos e aventureiros. É um dos locais mais marcantes na viagem pelo continente americano, no entanto, com as actuais restrições de horário e número de visitantes, nem sempre é fácil organizar a viagem. Desde 201
Mal coloquei os olhos em Machu Picchu, senti uma felicidade profunda a invadir-me. Vistas como aquela e lugares como este são a razão pela qual eu decidi viajar pelo mundo.
Cusco é uma paragem obrigatória para quem se dirige para Machu Picchu, uma das sete maravilhas do mundo e, embora seja este o motivo pelo qual a cidade é mais conhecida, a capital dos Andes peruanos, tem muito mais para oferecer.