Todos os caminhos vão dar ao mar. Povoação, entre sete lombas pintadas de verde, encaminha o nosso olhar para a origem do nome. Faz agora 580 anos que desembarcaram aqui, na zona oriental da costa sul da ilha de São Miguel, os primeiros povoadores dos Açores.
Com uma beleza natural imensurável, os Açores são um verdadeiro paraíso para os amantes de caminhadas. Estes são alguns dos trilhos pedestres que não pode mesmo perder.
São vários e deslumbrantes os cenários que contemplamos em muitos dos miradouros da ilha de Santa Maria nos Açores. A surpresa do enquadramento natural, a beleza dos tons verdes que cobrem a ilha e o engenho humano com as construções de pedra em encostas de declive acentuado marcam a paisagem.
Areia vulcânica? Nascentes hidrotermais submarinas que aquecem a água à nossa volta? Bandeira azul? São Miguel tem de tudo um pouco para quem gosta de desfrutar da companhia do mar.
Ao final da tarde, o corpo relaxa numa piscina oceânica com água amena e brilhante em tons laranja, outras vezes dourados. O pôr-do-sol inesquecível na baía dos Anjos, ilha de Santa Maria.
A praia Formosa funde duas caraterísticas de santa Maria: a ilha do sol e dos festivais de música. O mais antigo a nível nacional, o Festival Maré de Agosto, decorre entre os dias 22 e 24. O palco fica a 20 metros da praia.
Na piscina oceânica da Maia, na ilha de Santa Maria, temos a sensação de estarmos dentro do oceano, mas o fascínio é a perspetiva da linha do mar para o deslumbrante Farol de Gonçalo Velho.
O SAPO Viagens visitou Santa Maria, o território mais antigo do arquipélago que conta com muitos tesouros, mas também desafios para preservar tradições, a arte de bem fazer e a sua identidade.
Tem as únicas praias de areia branca dos Açores e um lugar que nos faz lembrar Marte – o deserto vermelho. Conhecida como a ilha do Sol, Santa Maria conquista à medida que é descoberta pois muitas das atrações que visita aqui, não encontra em nenhuma outra ilha açoriana.
A Ilha de Santa Maria, vizinha de São Miguel no grupo oriental do arquipélago dos Açores, foi pioneira em vários aspetos: não só foi a primeira ilha açoriana a formar-se, há mais de 8 milhões de anos atrás, como também a primeira ilha a ser descoberta e povoada nos Açores.
O Porto Afonso é uma das paisagens mais deslumbrantes da ilha Graciosa. Arribas muito altas com várias cores e grutas naturais contornam uma baía que já foi porto de pesca e ponto de entrada de piratas.
Do alto da Serra do Cume ao interior do Algar do Carvão, com paragem obrigatória em Angra do Heroísmo, a Terceira é um destino versátil e acessível. Destacamos sete experiências únicas para ter nesta ilha dos Açores.
O miradouro do Pico Alto tem uma vista de 360 graus e fica no ponto mais alto da ilha açoriana de Santa Maria. No horizonte funde-se o azul do céu e do mar e, mais próximo, exibe-se uma vegetação luxuriante.
A bonita ilha Terceira, nos Açores, apresenta-se como um destino cada vez mais procurado quer a nível nacional, quer internacional. Se ainda não conhece, este é o artigo que precisa ler para planear a viagem.
Desde os lugares fantásticos, o clima ameno, passando pela gastronomia, tranquilidade da ilha e pela simpatia dos açorianos, São Miguel é um ótimo destino para viajar com crianças.
Querem planear uma viagem à ilha de São Miguel mas não sabem por onde começar? Encontram a seguir dicas essenciais e, no fim, vão querer marcar o voo para descobrir ou redescobrir este paraíso dos Açores.
A Cascata do Aveiro, junto à aldeia de Maia, na ilha de Santa Maria, é uma das mais altas de Portugal. Tem 110 metros e fica próxima do mar onde desagua a Ribeira Grande.