Por Vanessa Colaço
São Miguel, ilha de vulcões, caldeiras e lagoas. Das 9 ilhas do arquipélago é a maior e mais populosa. Chamam-lhe Ilha Verde e a partir do céu, logo à chegada, conseguimos perceber a razão. Um cantinho de Portugal inexplorado por muitos portugueses, que começam a ser cada vez mais entre os sotaques que se cruzam nas ruas, sobretudo norte-americano. Em São Miguel, o verão espera-nos ameno, mas nem por isso menos convidativo e solarengo.
Fomos conhecer alguns dos encantos desta ilha para os verdadeiros amantes de mar, não apenas de praia. Aqui ficam algumas sugestões de praias e piscinas naturais para desfrutar em São Miguel.
1. Pesqueiro (Ponta Delgada)
Faça chuva ou faça sol, o Pesqueiro nunca está vazio, mas é no verão que atinge o seu esplendor com um fervilhar de gente a banhos de sol e mar, ocupando cada centímetro disponível para estender uma toalha no betão negro.
Conhecida como Pesqueiro, a Piscina Natural das Portas do Mar faz as delícias de turistas e habitantes locais. Um lugar de eleição para muitos seniores que fazem deste pedacinho de mar o seu ginásio pessoal e local de convívio com amigos, partilhando a sua destreza e resistência na natação.
Uma piscina com ambiente familiar, de entrada gratuita, bons acessos, instalações sanitárias, escadas e rampas de acesso ao mar e uma equipa de nadadores-salvadores, ideal para uma tarde de verão.
2. Praia das Milícias (Ponta Delgada)
Conhecida também como Praia Grande, a Praia das Milícias é uma das mais populares da ilha pelo vasto areal de areia escura de origem vulcânica e pelas águas relativamente calmas. No verão, a temperatura da água ronda os 20 graus e nos dias mais quentes e solarengos pode ser um desafio pôr o pé na areia sem chinelos, pois a temperatura da areia sobe bastante. É uma praia com ótimos acessos, estando a poucos quilómetros do centro de Ponta Delgada, tem estacionamento, balneários e sanitários adaptados a pessoas com mobilidade condicionada e é vigiada durante toda a época balnear.
A qualidade ambiental e a segurança do local são atestadas pela bandeira azul, tornando a Praia das Milícias uma das principais escolhas para quem quer relaxar junto ao mar sem se afastar das comodidades urbanas.
3. Praia da Ribeira Quente (Povoação)
A aproximadamente 1h de viagem de Ponta Delgada, passando pela Lagoa das Furnas e depois de muitas curvas e contracurvas pintadas pelas famosas hortênsias, chegamos à praia com o nome da freguesia da Ribeira Quente, popularmente conhecida como Praia do Fogo. Os olhos dividem-se entre o azul do mar, a vegetação verdejante e a areia vulcânica, mas a maior surpresa está dentro de água.
Com um areal generoso e bastante concorrido, caminhamos até ao mar para um misto de sensações. As nascentes hidrotermais submarinas aquecem as águas, mesmo por baixo dos nossos pés e à medida que entramos no mar vamos sentindo esses focos de calor vindos do solo misturando-se com a água fria do mar. Uma verdadeira experiência sensorial.
Para os que não dispensam areal, esta praia oferece todas as comodidades e selo de qualidade da bandeira azul, estacionamento gratuito, vigilância, balneários públicos, chuveiros exteriores, um bar com vista para o mar e restaurantes típicos nas proximidades.
4. Piscina Natural da Boca de Ribeira (Nordeste)
Seguimos viagem pelas sugestões para a vila do Nordeste. Entre as recortadas falésias junto ao mar, encontramos uma das zonas baleares mais tranquilas da ilha e também das mais belas. A estrada de acesso é aberta num sentido de cada vez, controlada por um semáforo, e o sinal de aviso de inclinação de 10% deixa em alerta os mais sensíveis. Só depois de algumas curvas e contracurvas com alguma emoção e muita inclinação, conseguimos ter uma ideia do que nos espera.
A Piscina Natural da Boca de Ribeira, inserida na Zona Balnear da Foz da Ribeira do Guilherme, impressiona pela beleza natural e rústica, numa paisagem digna dos mais belos postais. A piscina banhada e alimentada pela água do mar, divide-se em duas zonas, uma de menor profundidade e mais propícia a crianças, e outra de maior profundidade. Para os mais aventureiros, existem também escadas de acesso ao mar, a escassos centímetros da piscina, onde as ondas rebentam com algum aparato junto às rochas.
Esta zona balnear foi requalificada em 2023, com melhorias ao nível do muro de proteção e do fundo da piscina, e podemos facilmente perceber que a zona requer cuidado constante pela ação do oceano. As marés são quem decide se a presença de limos é mais ou menos abundante, mas nos dias solarengos e de menor acumulação a vista sobre a piscina da Boca da Ribeira é verdadeiramente deslumbrante.
A zona não dispõe de nadadores-salvadores, mas tem vigilância permanente, tal como instalações sanitárias, balneários, área de churrasco e refeições e também um bar. Muitos se referem ao Nordeste como uma das zonas mais belas da ilha e, certamente, que esta zona balnear prestará o seu contributo.
5. Zona Balnear das Calhetas (Ribeira Grande)
É ao fim de uma rua corriqueira entre habitações, na freguesia de Calhetas, que encontramos esta zona balnear com o mesmo nome. É neste local pitoresco, que parece esculpido entre as falésias, que descobrimos uma pequena praia repleta de rochedos vulcânicos de todos os tamanhos.
Uma zona tranquila e com nadadores-salvadores à disposição, onde se pode nadar ou simplesmente relaxar numa espécie de piscinas naturais formadas pelas rochas, que mesmo nos dias em que o mar está mais agitado permitem ir a banhos.
As escadas de acesso à praia são feitas da própria rocha e combinam com a simplicidade desta zona balnear, rodeada de plantações e rochas, que preserva a sua beleza natural e rústica.
Cada uma destas praias e piscinas naturais em São Miguel oferece uma experiência única, combinando a beleza selvagem dos Açores com infraestruturas que garantem conforto e segurança aos visitantes. Se procura um local para nadar, relaxar ou simplesmente admirar a natureza, São Miguel é o destino ideal para um verão inesquecível, mas que vale a pena visitar em qualquer estação do ano.
Comentários