Sabem aqueles locais que, se fecharmos os olhos, levam-nos de imediato para outro cenário, outras memórias? Pois bem, o Parque Grená é mesmo esse sítio! Recuámos alguns (muitos!) anos até à inocência da infância. Por minutos, voltámos a acreditar em bosques encantados, onde habitam fadas nos seus esconderijos!
Como chegar ao Parque Grená
O Parque Grená localiza-se na ilha de São Miguel, nos Açores. Mais precisamente nas Furnas, mesmo junto às Caldeiras da Lagoa das Furnas, onde se encontram os famosos cozidos. Para entrar nesta zona terá de pagar 3€. No entanto, se residir nos Açores está isento do pagamento. O estacionamento é gratuito.
História do Parque Grená
A história da propriedade Grená remonta ao ano de 1858. Vines, cônsul inglês de Ponta Delgada, construiu uma casa de verão na propriedade e chamou-a de Grená em homenagem à sua esposa, que passou os verões de infância na Irlanda, numa casa de família com esse nome.
Após a morte do cônsul, a propriedade teve vários proprietários até ser adquirida pelo governo português, em 1987. O objetivo principal era alojar ali altas figuras do Estado quando estivessem de visita a São Miguel. No entanto, toda a propriedade acabou por ficar ao abandono, em especial a degradação do imóvel.
Em 2015, depois de muita burocracia interna, o governo português transfere a propriedade de Grená para a Região Autónoma dos Açores.
O governo açoriano decide, em 2018, vender a propriedade de Grená. Feliz Terra compra então o local e inicia o seu trabalho de limpeza. (Re)nasce assim o Parque Grená.
Sabia que…
Foram retiradas mais de três toneladas de lixo do local? É isso mesmo, três toneladas. Depois, foram então construídas infraestruturas para receber os amantes da natureza e devolver ao parque toda a sua beleza.
Como é visitar o Parque Grená
O Parque Grená estende-se por 18 hectares de uma natureza inexplicável. É uma extensa área de vegetação densa com várias espécies de flora, onde, obviamente, a cor verde é dominante.
Além disso, há também várias cascatas para ver ao longo do percurso e muitos recantos para explorar, com árvores centenárias, pontes de madeira e caminhos coloridos.
O trilho conta com cerca de 5km, pelo que recomendamos reservar cerca de três horas para o visitar. É um espaço que necessita de tempo para ser explorado e vivenciado. Até porque, acredite, apetece fotografar tudo até ao mais ínfimo pormenor.
Os pontos principais do parque são:
- Casa Grená
- Vale da Grená
- Avenida dos Plátanos
- Árvore dos Morcegos
- Vale das Bromélias
- Miradouro do Poço do Salto da Inglesa
- Vale das Cascatas
A nossa sugestão é simples: percorra os trilhos, repouse nos bancos de madeira e contemple a natureza envolvente!
No Parque Grená, à entrada, poderá ainda alugar bicicleta, caiaque ou redes de descanso. Ah, e alguns dos espaços do parque podem ser reservados para casamentos ou eventos similares.
Informações úteis
O Parque Grená está aberto todos os dias das 09h30 às 18h00, com exceção nos meses de outubro a março que encerra às 17h00.
A entrada no parque tem um custo de 10€ por visitante. Caso seja açoriano, o bilhete é válido até 5 entradas no parque. As crianças até aos 10 anos, têm acesso gratuito. No entanto, não deixe de espreitar aqui a informação atualizada
Encontrem no Instagram mais inspiração para as próximas escapadinhas
O Viver o Mundo visitou o Parque Grená, a convite do mesmo. O artigo transmite apenas a opinião pessoal dos autores
Artigo originalmente publicado no blogue Viver o Mundo
Comentários