São milhares de parcelas de terreno todas cobertas de verde que preenchem o Vale da Achada, também conhecido como a “manta de retalhos”.
O olhar detecta dezenas de tonalidades do verde da natureza que mudam constantemente.
As nuvens, a luz, uma pequena alteração atmosférica altera os relevos, a textura e a perspectiva de várias montanhas resultantes de erupções posteriores à do vulcão que terá dado origem à Serra do Cume.
Conseguimos ver cinco vulcões: Cinco Picos, Pico Alto, Guilherme Moniz, Santa Bárbara e os Ilhéus das Cabras, que é um vulcão submarino. Na informação oficial classificam a vista como Geopaisagem do Geo Parque Açores.
A altura e a distancia transformam em miniaturas as casas agrícolas e centenas de vacas que se concentram em pastos recortados pelos muros de pedra.
A altitude ultrapassa os 500 metros. Por vezes, o nevoeiro tapa a visão de toda a planície mas temos o privilégio de ter uma visão acima das nuvens.
Esta vista para uma das maiores planícies da ilha pode ser contemplada num miradouro que foi construído e está suspenso na encosta.
No outro lado, há mais um miradouro e a vista é para o oceano e para a Praia da Vitória. Alcança o que se designa de Ramo Grande, uma das áreas mais férteis da Terceira, marcadamente rural e com casas com uma arquitectura muito própria e reveladora de famílias com alguns recursos.
É nesta parte da ilha que está a pista e a base aérea das Lajes.
Ao longo da encosta da serra são visíveis muitas vacas a pastar que não se incomodam com a passagem dos turistas nem com o barulho contínuo das eólicas.
Devem ser musculadas porque muitas passam o dia em encostas muito íngremes.
A deslumbrante manta de retalhos da Serra do Cume faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
Comentários